Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5388
Título: Comportamento geomecânico de solos colapsíveis e expansivos em Petrolina: cartas de suscetibilidade
Autor(es): José Ribeiro da Silva, Mário
Palavras-chave: Solos colapsíveis; Expansíveis; Mapa de risco; Petrolina
Data do documento: 2003
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: José Ribeiro da Silva, Mário; Romero de Melo Ferreira, Silvio. Comportamento geomecânico de solos colapsíveis e expansivos em Petrolina: cartas de suscetibilidade. 2003. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
Resumo: Este tr Petroli ão de solos colapsíveis e expansivos. As cartas foram elaboradas de acordo com a metodologia apresen do-se um programa de geoprocessamento, o ArcView da ESRI. As cartas apresentam a susceti abalho mostrou que o município de Petrolina apresenta 50,3% da superfície com suscetibilidade ao colapso e 48% d ra avaliar o otencial de colapso e expansão dos solos. As amostras apresentaram colapso de até 13,82 % abalho apresenta cartas de suscetibilidade de ocorrência de solos colapsíveis e expansivos bem como resultados de ensaios edométricos dos solos do município de na PE. Este município, em franca expansão sócio-econômica, localiza-se no sertão do Médio São Francisco, região de clima semi-árido, com chuvas concentradas em curto período do ano e longo tempo de estiagem, favorável a formaç tada por FERREIRA (2000) que se fundamenta na superposição de cartas de suscetibilidade ao colapso e expansão com base em mapas temáticos de geologia, pedologia e clima. O mapeamento dos solos colapsíveis e expansivos foi feito usan bilidade de ocorrência de solos colapsíveis e expansivas do município de Petrolina hierarquizadas em alta, média e baixa suscetibilidade sendo representadas pelas cores vermelha, amarela e verde, respectivamente. Este tr a superfície com suscetibilidade a expansão. É apresentado resultado de ensaios de laboratório dos solos do condomínio residencial Privê Village, em Petrolina. Foram feitos ensaios edométricos simples e duplos e usados alguns métodos
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5388
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - Engenharia Civil

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo6657_1.pdf4,63 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.