Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5384
Título: Cálculo da distribuição de campo elétrico e indução magnética em subestações de energia e linhas de transmissão
Autor(es): LOPES, Anderson Alves
Palavras-chave: Modelagem por Equações de Campo; Indução Magnética; Campo Elétrico; Linhas de Transmissão; Subestações
Data do documento: 31-Jan-2009
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Alves Lopes, Anderson; Henrique Alves de Medeiros, Luiz. Cálculo da distribuição de campo elétrico e indução magnética em subestações de energia e linhas de transmissão. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Resumo: Estudos recentes têm trazido evidências e preocupações sobre os impactos dos campos elétricos e magnéticos nos seres humanos e nos equipamentos (Compatibilidade eletromagnética). Torna-se importante conhecer o ambiente eletromagnético de forma a assegurar a operação adequada e segura dos sistemas elétricos, respeitando os níveis máximos aceitáveis para o ser humano. A principal contribuição deste trabalho reside no desenvolvimento de uma nova metodologia para estimar a distribuição de campos elétricos e magnéticos provenientes de condutores curvos em áreas próximas de linhas de transmissão incluindo pátios de subestações. Nesta nova formulação, as curvaturas reais dos condutores são aproximadas por pequenos trechos de linhas retas, normalmente desprezadas em subestações e no caso de linhas de transmissão consideram-se linhas infinitas. Como contribuição adicional, os resultados das simulações são representados graficamente onde é possível visualizar a distribuição dos campos e dos acoplamentos eletromagnéticos da instalação facilitando o diagnóstico do perfil eletromagnético do ambiente. Este método resulta em uma maior precisão na estimativa dos campos eletromagnéticos no solo a partir dos condutores reais permitindo assim que um projeto mais eficiente com maior proximidade do solo seja avaliado. Este projeto mais eficiente por sua vez pode acarretar em redução de custos em projetos de linhas e subestações respeitando os limites das normas para equipamentos e exposição humana
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5384
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia Elétrica

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo6847_1.pdf7,5 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.