Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53837

Comparte esta pagina

Título : O ensino da história nos anos iniciais do ensino fundamental: concepções dos professores sobre a prática em sala de aula
Autor : VIEIRA, Angélica Catarino
TONIOSSO, José Pedro
Palabras clave : Ensino de História; Anos Iniciais; Prática Docente
Fecha de publicación : 2018
Citación : VIEIRA, Angélica Catarino; TONIOSSO, José Pedro. O ensino da história nos anos iniciais do ensino fundamental: concepções dos professores sobre a prática em sala de aula. Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade, Bebedouro SP, v. 5, n. 1, p. 22-42. 2018.
Resumen : A História é uma das disciplinas inseridas no currículo dos anos iniciais do ensino fundamental e exerce grande influência na vida social e escolar do indivíduo. De maneira sistematizada, tem como objetivo possibilitar a formação do aluno enquanto sujeito de sua própria história e favorecer a compreensão sobre o contexto em que está inserido. Desta forma, a presente pesquisa, de caráter qualitativo, analisou as concepções de professores dos anos iniciais do ensino fundamental acerca da sua prática docente no ensino de História. Para isso, recorreu-se à fundamentação teórica, por meio de revisão bibliográfica de vários autores, além dos Parâmetros Curriculares Nacionais de História (1997). Em seguida, procedeu-se com a aplicação de questionários a sete docentes de uma escola do município de Morro Agudo/SP. O levantamento de dados possibilitou a análise de respostas que indicam a importância da disciplina para o processo de formação do aluno, e como o uso de diferentes recursos e metodologias propicia a aprendizagem dos conteúdos historiográficos colocados em foco. Conclui-se dessa forma, que o professor não é um mero transmissor de conhecimento, mas um mediador de ações que podem contribuir para a concretização do processo de ensino aprendizagem. Palavras-chave: Ensino de História. Anos Iniciais. Prática Docente
Descripción : Documento sem notas.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53837
Aparece en las colecciones: Artigo - Ciências Humanas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
VIEIRA. O ensino da História nos anos. p. 22-42 ..pdf
  Acceso restringido
129,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Item embargoed


Este ítem está protegido por copyright original



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.