Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53773
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | COUTINHO, Solange Galvão | - |
dc.contributor.author | BEZERRA, Francisco Ricardo Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-28T11:06:47Z | - |
dc.date.available | 2023-11-28T11:06:47Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-28 | - |
dc.identifier.citation | BEZERRA, Francisco Ricardo Pereira. O desenvolvimento de um artefato mediador para a prática da escrita de crônicas no Ensino Médio a partir da interdisciplinaridade entre o design da informação, a pedagogia freiriana e a Teoria da Atividade. 2023. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53773 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta um estudo de caso realizado em uma escola da rede estadual em Fortaleza, Ceará, cujo objetivo foi desenvolver, aplicar e avaliar, de forma participativa com professores e estudantes do ensino médio, um artefato de mediação de ensino para a escrita de crônicas, amparado pelas disposições da Teoria da Atividade. O delineamento do estudo se deu a partir de uma abordagem etnográfica, através de observação não-participante em sala, realização de entrevistas semiestruturadas com os docentes e análises dos livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2021, distribuídos às escolas em 2022. A análise, realizada com os professores de Redação e Língua Portuguesa, foi orientada ao tema do objeto de estudo da pesquisa, o gênero textual crônica. Constatou-se nesses livros didáticos, entre outros aspectos, a ausência de exercícios de escrita e o estímulo aos professores para que produzam material de apoio ao conteúdo dos livros. Dessa forma, o experimento construído pelo pesquisador e professores visou desenvolver um artefato mediador para a prática da escrita de crônicas, o Painel de Histórias. O artefato contou com a participação de estudantes do primeiro e segundo ano, através da aplicação de questionários. O experimento foi orientado pelas concepções de design participativo voltado para a educação, pelos princípios da pedagogia freiriana, com noções de cooperação, protagonismo estudantil, ludicidade e oralidade. Utiliza o arcabouço teórico-metodológico da Teoria da Atividade, baseando-se nos níveis de atividade de Leontiev e no diagrama de Engeström como ferramentas analíticas. Foi possível verificar como ocorria a relação dos sujeitos com o artefato através dos estímulos aplicados como regras sociais, e foi possível sugerir aprimoramentos possíveis pelos apontamentos críticos nos níveis operacionais. O projeto culminou na compilação de textos escritos pelos estudantes e resultou no projeto de livro de crônicas da escola em 2022. O projeto está sendo novamente aplicado na escola em 2023, de forma autônoma pelos professores. O artefato revelou ser não somente um recurso de apoio ao conteúdo dos livros didáticos, como também um recurso em si mesmo, com potencial para uso em outras escolas do Estado, comportando outros gêneros textuais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Design | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Crônica - Gênero textual | pt_BR |
dc.subject | Painel de Histórias | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia freiriana | pt_BR |
dc.subject | Teoria da Atividade | pt_BR |
dc.title | O desenvolvimento de um artefato mediador para a prática da escrita de crônicas no Ensino Médio a partir da interdisciplinaridade entre o design da informação, a pedagogia freiriana e a Teoria da Atividade | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7258053181640576 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9487486919525854 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Design | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work presents a case study carried out in a state school in Fortaleza, Ceará, Brazil, which aimed to develop, apply and evaluate, in a participatory way with teachers and high school students, a teaching mediation artifact for writing chronicles, supported by the provisions of the Activity Theory. The study design was based on an ethnographic approach, by means of non-participatory observation in the classroom, semi-structured interviews with teachers and an analysis of textbooks approved by the 2021 Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), distributed throughout schools in 2022. The analysis, conducted with writing and Portuguese language teachers, was oriented toward the theme of the study object of the research, the genre of the literary chronicle. Among other aspects, the absence of writing exercises in these books as well as lack of encouragement for teachers to produce supportive material for the content of the books was also observed. Thus, the experiment, built by the researcher and teachers, aimed to develop a mediating artifact for the practice of writing literary chronicles, the Panel of Stories. The artifact had the participation of first- and second-year students, through the application of questionnaires. The experiment was guided by the conceptions of participatory design aimed at education and by the principles of Freire's pedagogy, including notions of cooperation, student protagonism, playfulness and orality. Through the theoretical-methodological framework of the Activity Theory, it was based on Leontiev's activity levels and on the Engeström diagram as analytical tools. It was thus possible to verify how the relationship between the subjects and the tool occurred, through stimuli applied as social rules, as well as suggest improvements through critical notes at operational levels. The project culminated in a compilation of student-written texts and resulted in the school's literary chronicle book project in 2022. It is once again being applied at the school in 2023, autonomously by teachers. The artifact has not only proved to be a support resource for the content of textbooks, but also a resource in itself, with the potential of being used in other schools across the state, including other text genres. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Francisco Ricardo Pereira Bezerra.pdf | 13,47 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons