Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53767

Compartilhe esta página

Título: Educação Bilíngue no Brasil : estudo a partir de produções acadêmicas sobre o ensino de língua estrangeira para crianças em um contexto multicultural
Autor(es): CARVALHO, Maria Isabel
Palavras-chave: Educação Bilíngue; Bilinguismo; Multiculturalismo; Primeira infância
Data do documento: 15-Set-2023
Citação: CARVALHO, Maria Isabel. Educação Bilíngue no Brasil: estudo a partir de produções acadêmicas sobre o ensino de língua estrangeira para crianças em um contexto multicultural. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O objetivo do presente estudo é o de identificar o que as pesquisas que emergem de produções científicas nos últimos dois anos (2021 e 2022) abordam sobre Educação Bilíngue no Brasil e suas implicações no ensino escolar. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e com apoio em autores como Antonieta Megale (2018, 2019), Ofélia Garcia (2009, 2011), além da legislação publicada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) acerca das Diretrizes Curriculares Nacionais para a oferta de Educação Plurilíngue (Brasil, 2020), nos debruçamos em 10 pesquisas que deram origem às categorias de análise: “Educação bilíngue: trajetória e singularidades no ensino de língua estrangeira para crianças” e “A prática educacional bilíngue: aspectos da aprendizagem.” Os resultados evidenciaram a prática da educação bilíngue advinda de um mundo globalizado como um instrumento de empoderamento para os seus sujeitos visando o desenvolvimento de habilidades e competências decorrentes de uma prática educacional multicultural alinhada ao ensino de uma língua adicional estrangeira.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53767
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Maria Isabel Mello Costa de Carvalho.pdf258 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons