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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53714

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Title: Modelagem e análise mecânica de rodovias com diferentes subleitos utilizando o AEMC
Authors: OLIVEIRA, Luís Gustavo Costa
Keywords: análise mecanicista; AEMC; MeDiNa; subleito; pavimento asfáltico; módulo de resiliência
Issue Date: 15-May-2023
Citation: OLIVEIRA, Luís Gustavo Costa. Análise mecânica de rodovias com diferentes subleitos utilizando AEMC. 2023. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A mecânica dos pavimentos tem sido o foco de muitas pesquisas e estudos nos últimos anos no Brasil, um contexto motivado por uma quebra de paradigmas no que se refere ao modelo de dimensionamento de pavimentos e análise mecanicista destes. Dessa maneira, o presente trabalho utilizou a estrutura obtida por Biedacha (2020) e realizou, entre outros, a modelagem e análise mecânica da estrutura citada a partir alteração da rigidez dos subleitos, sendo considerados três tipos de solos e, assim, obtendo um trio de estruturas diferentes. Foi possível verificar e comprovar a utilidade e aplicabilidade do novo método de dimensionamento (MeDiNa) e de seus softwares integrantes. Um destes softwares é o Análise Elástica de Múltiplas Camadas (AEMC) que se baseia em elementos finitos e calcula, precisamente, tensões, deformações e deslocamentos em diversos pontos escolhidos na estrutura. Por meio da análise mecânica da estrutura foi observado que o aumento da rigidez do subleito causa o prolongamento da vida útil do pavimento somente para o critério de fadiga da mistura asfáltica. As demais camadas intermediárias foram mais solicitadas e, com isso, a deformação permanente poderá ocorrer mais rapidamente nessas camadas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53714
Appears in Collections:(TCC) - Engenharia Civil e Ambiental

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