Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53694

Compartilhe esta página

Título: Análise da estruturação da controladoria dos municípios localizados na zona da mata do estado de Pernambuco conforme portais digitais das prefeituras
Autor(es): SANTANA, Laís Melo de
Palavras-chave: Contabilidade; Controladoria; Funções de controladoria
Data do documento: 10-Out-2023
Citação: SANTANA, Laís Melo de. Análise da estruturação da controladoria dos municípios localizados na zona da mata do estado de Pernambuco conforme portais digitais das prefeituras. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A controladoria, um dos ramos dentro da ciência contábil, desempenha um papel importante no que se refere salvaguarda do patrimônio e na assistência à gestão para a tomada de decisões gerenciais. Isso inclui enfatizar a alocação eficiente de recursos financeiros, prestar contas e reduzir a disparidade de informações na administração pública em relação aos contribuintes. Para alcançar um nível aceitável de transparência, eficiência, eficácia e efetividade nas aplicações de recursos públicos, é relevante que nas Controladorias Governamentais suas funções sejam devidamente identificadas e cumpridas. Neste cenário surge o questionamento “Como as prefeituras pernambucanas da zona da mata do estado de Pernambuco estão estruturando o seu setor de controladoria?”, deste modo, o objetivo desta pesquisa foi investigar como as prefeituras estão reconhecendo e divulgando as funções da controladoria por meio de seus sites e portais de transparência. Por meio deste trabalho pôde-se observar que o município de Cortês e Amaraji se destacam diante dos demais, por demonstrarem um nível de transparência e divulgação das informações acima dos demais, em contrapartida, os municípios de Chã de Alegria e Jaqueira são os que apresentam os níveis de detalhamento mais insatisfatórios, nos demais municípios foi possível observar uma grande ausência de informações. No que se refere às limitações no escopo da presente pesquisa, identificou-se que a maior parte das controladorias municipais estudadas não disponibilizam muitas informações nos seus respectivos portais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53694
Aparece nas coleções:(TCC) - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Lais Melo de Santana.pdf687,26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons