Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53686

Comparte esta pagina

Título : Análise da estruturação dos controles internos de municípios pernambucanos das Mesorregiões do Agreste, Sertão e Zona da Mata, comparativamente ao modelo COSO-ERM
Autor : COSTA, Luana Lucena da
Palabras clave : Contabilidade; Contabilidade Governamental; Controle Interno; COSO-ERM 2017
Fecha de publicación : 3-oct-2023
Citación : COSTA, Luana Lucena da. Análise da estruturação dos controles internos de municípios pernambucanos das Mesorregiões do Agreste, Sertão e Zona da Mata, comparativamente ao modelo COSO-ERM. 2023. 56 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Contábeis, Centro de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : A pesquisa tem como objetivo verificar, por meio do envio de questionário (survey), a adesão das prefeituras municipais pernambucanas compreendidas nas mesorregiões do Agreste, Sertão e Zona da Mata (apenas os municípios da Mata Setentrional e Mata Meridional) às premissas do framework COSO-ERM 2017. O questionário, utilizado na pesquisa, foi formulado por um estudo anterior (Ribeiro, 2022) e enviado para 150 municípios que fazem parte das mesorregiões analisadas. Com foco nas estruturas do controle interno implementado pelo COSO-ERM, o questionário foi composto por 20 perguntas que dissertam sobre o os componentes-chave formulados pelo framework, são eles: Governança e Cultura; Estratégia e Definição de Objetivos; Desempenho; Revisão; e Informação, Comunicação e Reporte. A partir da resposta de 20 prefeituras, o resultado obtido demonstrou que os municípios apresentaram em média uma área de concordância ao modelo COSO-ERM 2017 (AC) de 74,71%, uma área neutra 18,41% (N) e 6,88% na área de discordância (AD). Para cada item da estrutura do COSO-ERM, nas áreas de concordância (AC), obteve-se as seguintes porcentagens: Governança e Cultura, 67,87%; Estratégia e Definição de Objetivos (80,95%); Desempenho (73,07%); Revisão (71,01%); e Informação, Comunicação e Reporte (80,66%). Dessa forma, pode-se inferir que as prefeituras das Mesorregiões analisadas estão alinhadas com as premissas e diretrizes que o COSO-ERM 2017 dispõe.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53686
Aparece en las colecciones: (TCC) - Ciências Contábeis

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Luana Lucena da Costa.pdf648,81 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons