Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53680

Share on

Title: A percepção dos profissionais da área contábil quanto à mudança da estrutura conceitual para elaboração e divulgação de relatório contábil-financeiro CPC 00 (R2)
Authors: MOTA, Ludmylla de Oliveira Silva
Keywords: CPC 00 R2; Alteração; Percepção
Issue Date: 3-Nov-2022
Citation: MOTA, Ludmylla de Oliveira Silva. A percepção dos profissionais da área contábil quanto à mudança da estrutura conceitual para elaboração e divulgação de relatório contábil-financeiro CPC 00 (R2). Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: A contabilidade como principal linguagem de comunicação econômica e podendo ser divergente de um país para outro, o que torna a comparação mais difícil, levou o IASB, que atua como agente facilitador, estabelecer padrões contábeis a fim de que fosse possível a comparação entre países e empresas diferentes. Nesse sentido, com a globalização mundial, mudanças e adaptações econômicas, o CPC passou a emitir pronunciamentos técnicos como meios de uniformização e base normativa, tendo seu primeiro pronunciamento emitido em 2008, CPC 00, com o objetivo de que as informações fossem processadas sob maior rigor e apresentadas com teor relevante, útil e fidedignamente aos fatos. Contudo, com as inúmeras transformações mundiais, visando seguir o fluxo de adaptações a contabilidade também acaba por passar por mudanças. Com isso, o presente estudo tem por objetivo identificar a percepção dos profissionais contábeis quanto às alterações no CPC 00 (R2) para elaboração das demonstrações contábeis. Para isso, foram aplicados os métodos dedutivo e a pesquisa bibliográfica, examinando textos, livros, monografias já publicadas e artigos, além da coleta de dados a partir da técnica de abordagem snowball, para análise da percepção dos profissionais, no que tange ao pronunciamento citado. Os resultados nos permitiram concluir que, apesar do pronunciamento e do conteúdo dela ser conhecido e utilizado, o conhecimento quanto às alterações não é evidenciado. A maior parte da amostra, nos indica não ser sabedor da alteração, o que ainda assim, não implica para não estarem de acordo com as alterações, pois por elas sentem-se pouco afetados.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53680
Appears in Collections:(TCC) - Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC LUDMYLLA DE OLIVEIRA SILVA MOTA.pdf1,03 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons