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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53620

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Title: Variação Linguística: análise de livro didático do 9º ano do Ensino Fundamental
Authors: FERREIRA, Roberval da Silva
Keywords: Variação linguística. Livro didático. Documentos oficiais.
Issue Date: 5-May-2023
Citation: FERREIRA, Roberval da Silva. Variação Linguística: análise de livro didático do 9º ano do ensino fundamental. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso de Letras Português - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023
Abstract: Esta pesquisa tem como objetivo central investigar como a temática da variação linguística é abordada no livro didático (LD) de Língua Portuguesa (LP), mais especificamente no Manual do Professor da obra “Português: Conexão e Uso”, de Delmanto e Carvalho (2018), direcionado para o 9º Ano do Ensino Fundamental II. Dessa forma, a problemática trazida nesta pesquisa delineia suas reflexões a partir da centralização do ensino de LP de acordo com as aulas da gramática normativa, baseado na dicotomia entre o “certo” e o “errado”. Assim, este estudo se origina da necessidade de explicar o tema da variação linguística no âmbito dos LDs, ressaltando a heterogeneidade linguística como um fator inerente às línguas. Para tanto, utilizamos a técnica de abordagem da pesquisa qualitativa na revisão bibliográfica, uma vez que tecemos uma leitura interpretativa a luz dos exercícios e imagens selecionados do LD escolhido. Vale ressaltar que este trabalho tem como base teórica: Alkmim (2012), Antunes (2003), Bagno (2007), Mollica (2003), Ota (2009), Travaglia (2003), entre outros. Estes serviram como norte para discussão e definição de conceitos importantes dentro da temática da variação linguística. Também, lançamos um olhar crítico sobre as propostas da variação linguística dispostas nos documentos oficiais (PCNs e BNCC). Nesse sentido, entendemos que esses documentos oficiais, corroborando com os teóricos estudados, se opõem a utilização estanque da norma-padrão como única e exclusiva variedade, assim como a desvalorização dos diferentes modos de falar dos estudantes. Por fim, chegamos à conclusão de que a variação linguística é apresentada de modo satisfatório no LD analisado.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53620
Appears in Collections:(TCC) - Letras - Língua Portuguesa - EAD

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