Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53616
Share on
Title: | Educação musical inclusiva: uma discussão sobre o ensino de musicografia Braille no curso de Licenciatura em Música da UFPE |
Authors: | GONDIM, Cintia Maria |
Keywords: | Musicografia Braille; Educação Inclusiva; Deficiência Visual |
Issue Date: | 12-May-2023 |
Citation: | Gondim, Cintia Maria.Educação musical inclusiva: uma discussão sobre o ensino de musicografia braille no curso de licenciatura. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Artes e Comunicação, Música - Licenciatura, 2023. |
Abstract: | Esta Monografia trata da Educação Inclusiva, voltada especificamente para os deficientes visuais que estudam Música. Devido à escassez de profissionais aptos a lecionar nesse segmento, e à necessidade de uma maior integração no meio universitário, temos como objetivo propor uma disciplina de introdução à Musicografia Braille para os discentes do curso de Licenciatura em Música da UFPE, visto que o curso já possui em seu perfil curricular a disciplina de LIBRAS como obrigatória. Dessa forma, uma disciplina para ensino de Musicografia Braille contemplaria os deficientes visuais e ainda ampliaria o conhecimento dos licenciandos não deficientes. As metodologias utilizadas neste trabalho foram a pesquisa bibliográfica, e a pesquisa documental. Esta última relacionada aos documentos oficiais da UFPE, como o perfil curricular do curso de Licenciatura em Música, bem como o modelo da ementa de ensino utilizado pelos professores do curso. Através desta monografia, pretendemos incentivar os futuros professores graduados a abraçarem a inclusão nas salas de aula. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53616 |
Appears in Collections: | (TCC) - Música |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Cintia Maria Gondim.pdf | 1,42 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License