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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53607

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Título: Sobre o objeto psicológico: pontos de vista ou as vistas de um ponto?
Autor(es): XAVIER, César Rey
Palavras-chave: Psicologia; Objeto psicológico; Epistemologia; Interdisciplinaridade
Data do documento: 2008
Citação: XAVIER, César Rey. Sobre o objeto psicológico: pontos de vista ou as vistas de um ponto?. Cadernos da Escola de Saúde, Curitiba, v. 1, n. 1, p. 1-8, 2008.
Abstract: A psicologia convive com um paradoxo desde a época em que conseguiu emancipar-se como ciência autônoma, em fins do século 19, cuja dicotomia se traduz nas tentativas frustradas para se atingir um conceito mais uniforme para seu objeto de estudo. Isto representa um desafio que, de certo modo, compromete o status epistemológico da psicologia enquanto ciência. Pois o primeiro aspecto que caracteriza uma ciência é a seleção de um objeto, mas o que ocorre com a psicologia de modo algum lembra tal aspecto, razão pela qual diversos teóricos preferem usar seu título no plural, ou seja, referem- se a ela como “psicologias”. Nesta ótica, as diversas escolas de psicologia defenderiam, cada qual, seus isolados “pontos de vista”. Mas podemos inverter esta ótica, asseverando que os diversos teóricos tenham, na verdade, diferentes “vistas de um mesmo ponto”. Colocando-se a questão desta forma, propomos um rearranjo da singularidade e da pluralidade na psicologia, uma vez que a noção de “ponto” enquanto “objeto” volta a ocupar o lugar central de uma ciência que se queira unificada. O presente artigo visa problematizar esta dificuldade epistemológica, fomentando uma reflexão que aponta para o incremento da interdisciplinaridade entre as diversas escolas e prognosticar um possível desfecho futuro que ajude a criar um conceito mais amplo e unificado para o objeto psicológico.
Descrição: Todas as notas de rodapé estão no final do texto. Observação 1: O texto original apresenta notas referenciais além das notas de rodapé. Ambas foram identificadas separadamente. Observação 2: A nota referencial 2 não consta no texto original.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53607
Aparece nas coleções:Artigo - Ciências Humanas

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