Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53594

Share on

Title: Caracterização do basquete 3x3 e 5x5 nos indicadores físicos de performance
Authors: SILVA, Evellyn Lúcia Martins Jeronimo
Keywords: Basquetebol; Indicadores físicos; Performance
Issue Date: 25-Sep-2023
Citation: SILVA, E. L. M. J. Caracterização do basquete 3x3 e 5x5 nos indicadores físicos de performance. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Física - Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O basquetebol é uma modalidade esportiva coletiva em crescimento exponencial de praticantes e adeptos ao redor do mundo. A variação do basquete 3x3, foi implementada recentemente nos Jogos Olímpicos de 2020. Apesar de muitas similaridades, encontram-se diferenças nos indicadores físicos de performance, advindo das mudanças de regras, tamanho da quadra e formato de jogo. Sendo assim, o presente estudo busca identificar as principais diferenças nos indicadores físicos de performance entre o basquete tradicional, 5x5, e 3x3. A pesquisa trata-se de uma revisão do tipo narrativa descritiva nas bases de dados PubMed e Scielo, utilizando o seguintes descritores: “basquete”; “basquetebol”; “baloncesto”; “basketball”; “basquete 3x3”; “basketball 3x3”; “frequência cardíaca”; “heart rate”; “controle da frequência cardíaca”; “frequência do coração”; “ritmo cardíaco”; “sprint”. Foram incluídos 8 artigos no estudo onde se permitiu analisar e discutir os resultados do estudo. De acordo com os achados observa-se que há efeitos divergentes da frequência cardíaca, na quantidade de sprints, e mudança rápida de direção (COD) entre o basquete 3x3 e 5x5.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53594
Appears in Collections:(TCC) - Educação Física (Bacharelado)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Evellyn Lúcia Martins Jeronimo Silva.pdf263,22 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons