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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53586

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Título: Avaliação e fracasso escolar: questões para debate sobre a democratização da escola
Autor(es): ESTEBAN, Maria Teresa
Palavras-chave: Avaliação; Classes populares; Inclusão-exclusão
Data do documento: 2009
Citação: ESTEBAN, Maria Teresa. Avaliação e fracasso escolar: questões para debate sobre a democratização da escola. Revista Lusófona de Educação. Lisboa, v. 13, n. 13, p. 123-134, 2009.
Abstract: O artigo discute as relações entre a consolidação de um sistema nacional de avaliação, baseado em exames estandardizados, e a produção de qualidade em uma escola pública marcada por tensões, conflitos, destituída de percepção e projeto únicos. Questiona a uniformização estimulada pelos padrões homogêneos de avaliação como procedimento capaz de reverter a produção do fracasso escolar. Os resultados da avaliação continuam expondo uma escola que fracassa e impõem a necessidade de se indagar o que é educação, quais são suas bases e finalidades, o que transmite e como transmite; exigem profunda reflexão sobre o que está historicamente negado e silenciado e que precisa ser recuperado e incorporado à dinâmica pedagógica.
Descrição: Todas as notas de autoria estão no final do texto. Observação 1: O texto original possui nota de asterisco, que foram transformadas em nota de autoria para a melhor compreensão do artigo adaptado. Observação 2: As notas 7, 9 e 10 não aparecem ao longo do texto, mas foram colocadas juntas as demais notas com um aviso de página não encontrada.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53586
Aparece nas coleções:Artigo - Ciências Humanas

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ESTEBAN. Avaliação e fracasso escolar. p. 123-34.pdf
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