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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53561
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | HENRIQUE, Rafael dos Santos | - |
dc.contributor.author | MOURA, Cássio Henrique Correia de | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-13T13:33:58Z | - |
dc.date.available | 2023-11-13T13:33:58Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-04 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-24 | - |
dc.identifier.citation | MOURA, Cássio Henrique Correia de. Relação entre indicadores de adiposidade e desempenho acadêmico em escolares. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53561 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo teve como objetivo Verificar a relação existente entre diferentes indicadores de adiposidade (índice de massa corporal [IMC], perímetro de cintura [PC], relação cintura-estatura [RCE] e percentual de gordura) e desempenho acadêmico (Português e Matemática) de crianças e adolescentes de Lagoa do Carro-PE. A amostra foi composta por 1062 escolares, com idade entre 5 e 15 anos, de ambos os sexos, matriculadas na rede pública de ensino de Lagoa do Carro, Pernambuco. Medidas antropométricas de massa, estatura, perímetro da cintura e dobras cutâneas (tricipital e subescapular) foram avaliadas. Informações do desempenho acadêmico foram obtidas pela prova do sistema de avaliação básica do estado de pernambuco, disponibilizadas pela Secretaria de Educação do município. A análise da relevância dos dados foi feita através da correlação de Pearson, separadamente para crianças e adolescentes. Os dados estão apresentados de acordo com idade e sexo. Entre as crianças, houve uma associação inversa de baixa significância entre indicadores de adiposidade e desempenho acadêmico de Português (r= -0,260 a -0,136), e de Matemática (r= -0,287 a -0,160), com exceção para RCE. Nos adolescentes, apenas a RCE esteve associada negativamente a Português (r= -0,117), enquanto que IMC, PCE e PC estavam negativamente associados à matemática (r= -0,167 a -0,117). Nossos resultados confirmam a relação inversa entre adiposidade e desempenho acadêmico, especialmente entre as crianças. Apesar da baixa magnitude das associações, medidas preventivas para o combate à obesidade são estimuladas. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Desempenho acadêmico | pt_BR |
dc.subject | Obesidade | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.subject | Adolescentes | pt_BR |
dc.subject | Escolares | pt_BR |
dc.title | Relação entre indicadores de adiposidade e desempenho acadêmico em escolares | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1308420348718829 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present study aimed to verify the relationship between different adiposity indicators (body mass index [BMI], waist circumference [WC], waist-to-height ratio [WHR] and fat percentage) and academic performance (Portuguese and Mathematics ) of children and adolescents from Lagoa do Carro-PE. The sample consisted of 1062 schoolchildren, aged between 5 and 15 years old, of both sexes, enrolled in public schools in Lagoa do Carro, Pernambuco. Anthropometric measurements of mass, height, waist circumference and skinfolds (triceps and subscapular) were evaluated. Information on academic performance was obtained through the test of the basic evaluation system of the state of Pernambuco, made available by the Municipal Secretary of Education. The analysis of data relevance was performed using Pearson's correlation, separately for children and adolescents. Data are presented according to age and sex. Among children, there was an inverse association of low significance between indicators of adiposity and academic performance in Portuguese (r= -0.260 to -0.136) and Mathematics (r= -0.287 to -0.160), except for WHtR. In adolescents, only WHtR was negatively associated with Portuguese (r= -0.117), while BMI, PCE and WC were negatively associated with mathematics (r= -0.167 to -0.117). Our results confirm the inverse relationship between adiposity and academic performance, especially among children. Despite the low magnitude of associations, preventive measures to combat obesity are encouraged. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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