Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53560

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPOSTAL, Ricardo-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Thays Victória Verissimo do-
dc.date.accessioned2023-11-13T13:32:55Z-
dc.date.available2023-11-13T13:32:55Z-
dc.date.issued2023-09-14-
dc.date.submitted2023-11-05-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Thays VIctoria Veríssimo do Nascimento. Fanficando nas aulas de literatura: uma proposta de letramento literário digital. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53560-
dc.description.abstractO presente trabalho busca refletir sobre o ensino de literatura e as possibilidades de integração com as produções digitais contemporâneas intituladas fanfics. Sendo assim, adotou-se como objetivo identificar aspectos literários nessas produções e refletir sobre possíveis caminhos metodológicos para sua abordagem em sala de aula. Para análise das fanfics, tomamos como base os pressupostos da teoria literária estipulados por Proença Filho (2007), Aguiar e Silva (1976), Massaud Moisés (2014), Gancho (2014) e Vanoye (1991). Já no que se refere às reflexões pedagógicas e metodológicas, o trabalho está alicerçado nas contribuições de Cosson (2014), Pinheiro (2006), Rojo e Moura (2019), Sisto (2016) e Soares (2011). Ao final da pesquisa, ficou evidente que as fanfics apresentam características literárias suficientes para serem trabalhadas nas aulas de literatura. Além disso, foi possível refletir sobre as possíveis formas de conduzir esse trabalho, de maneira a fomentar o letramento literário dos alunos. Por fim, concluímos que o trabalho com a fanfic nas aulas de literatura se mostra promissor, à medida em que contempla os interesses e afetos extraescolares dos alunos e, consequentemente, pode expandir esse afeto à literatura em si.pt_BR
dc.format.extent38p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFanficpt_BR
dc.subjectAnálise literáriapt_BR
dc.subjectPropostas metodológicaspt_BR
dc.subjectLetramento literário digitalpt_BR
dc.titleFanficando nas aulas de literatura: uma proposta de letramento literário digitalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2900079446843958pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4468145682489069pt_BR
dc.description.abstractxThe present work seeks to reflect on the teaching of literature and the possibilities of integration with contemporary digital productions called fanfics. Therefore, the objective was to identify literary aspects in these productions and to reflect on possible methodological ways to approach them in the classroom. For analysis, we took as a basis the assumptions of literary theory stipulated by Proença Filho (2007), Aguiar e Silva (1976), Massaud Moisés (2014), Gancho (2014) and Vanoye. Regarding pedagogical and methodological reflections, the work is based on the contributions of Cosson (2014), Pinheiro (2006), Rojo e Moura (2019), Sisto (2016) and Soares (2011). At the end of the research, it was evident that fanfics have enough literary characteristics to be worked on in literature classes. In addition, it was possible to reflect on the possible ways of conducting this work, in order to encourage the students' literary literacy. Finally, we conclude that working with fanfic in literature classes is promising, as it contemplates the students' extracurricular interests and affections and, consequently, can expand this affection to literature itself.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Letraspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Thays Victória Verissimo do Nascimento.pdf1,51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons