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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCLEMENTE, Flávia da Silva-
dc.contributor.authorSOUZA, Ana Biatriz Santos de-
dc.date.accessioned2023-11-10T18:40:10Z-
dc.date.available2023-11-10T18:40:10Z-
dc.date.issued2022-05-27-
dc.date.submitted2023-11-08-
dc.identifier.citationSOUZA, Ana Biatriz Santos de. “Seu filho quer ser preto? Ah que ironia”: o estabelecimento das mesas de verificação das cotas raciais na Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. 2022. 127 f. TCC (Graduação) - Curso de Serviço Social, Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. Cap. 3.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53543-
dc.description.abstractO debate sobre a constitucionalidade das cotas nunca se esgotou e, até os dias atuais divide opiniões na sociedade brasileira. Há quem defenda que a política de ação afirmativa é um privilégio concedido à população negra, tendo como base a crença em uma suposta democracia racial. Os critérios para preenchimento de vagas consideram renda, raça/cor e deficiência. Entretanto, existe uma série de fraudes nessa política, o que gera a necessidade de estabelecer formas de monitoramento. Tais desvios de objetividade levaram a criação e implementação de bancas auxiliares de averiguação étnica, as Comissão de Heteroidentificação, estas são resultados das lutas empreendidas pelos movimentos sociais negros e/ou estudantis. Na pesquisa em pauta tem como objetivo analisar as expressões e influências do mito da democracia racial no processo de implementação das mesas de verificação das cotas raciais na Universidade Federal de Pernambuco. Para tal, discutimos as conquistas e desafios que tange as políticas de ações afirmativas e o processo de ampliação das comissões de verificação das cotas, bem como registramos o processo de implementação das mesas de verificação das cotas raciais na UFPE a partir dos procedimentos administrativos. O referencial teórico se ancora na interdisciplinaridade por reconhecermos a impossibilidade de tratar a temática na perspectiva disciplinar. A metodologia empregada se aporta, fundamentalmente, na abordagem qualitativa, e parcialmente em dados quantitativos, ambas permitem uma visão mais aprofundada do assunto associada à pesquisa bibliográfica e documental. No contexto da UFPE, o mito da democracia racial permeia todo este debate, sendo a máscara que tenta encobrir o racismo institucional praticado por sujeitos/as com aval da estrutura. O mito da democracia racial possibilita a omissão do Estado e seu fracasso no enfrentamento do racismo e suas desigualdades.pt_BR
dc.format.extent127p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectcomissão heteroidentificaçãopt_BR
dc.subjectpolítica de ação afirmativapt_BR
dc.subjectUFPEpt_BR
dc.title"Seu filho quer ser preto? Ah que ironia”: o estabelecimento das mesas de verificação das cotas raciais na Universidade Federal de Pernambuco - UFPEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8611780888249239pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3845365828533014pt_BR
dc.description.abstractxThe debate on the life of constitutional quotas and, until the present day, divides opinions in Brazilian society. Some argue that an affirmative action policy is a privilege granted to black women, based on the population that in an affirmative action policy is a racial privilege. The requirements for filling vacancies, income/color and disabilities. However, there is a series of frauds in this policy, which generates the need to establish forms of monitoring. Such deviations from objectivity led to the creation and implementation of auxiliary boards of ethnic investigation, such as the Heteroidentification Commission, these results are from the struggles undertaken by black social movements and/or students. On the agenda, there are expressions of research and influences of the objective of analyzing racial democracy in the process of implementing the selection tables of racial quotas at the Federal University of Pernambuco. For achievements and challenges that as well as tangency of decisions, discussions of decisions, attempts to verify quotas, proposals for discussion of decisions, such as the record of the implementation process of the discussed tables of decisions, such as the registration of the quotas of implementation of the tables discussed in the decisions, such as the registration of the implementation quotas of the tables discussed in the decisions, such as the implementation quotas of the tables discussed at UFPE from the administrative procedures . The methodology used is supported, developed, in the qualitatively qualified analysis, allowing a more in-depth view of the subject related to bibliographic and documentary research. The context of racial democracy permeates all this debate, being a mask that tries to cover up the scheme of institutional democracy by subjection/as with the structure of the structure. The myth of racial democracy makes it possible for the State to omit and fail to face racism and its inequalities.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departamentDEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIALpt_BR
dc.degree.graduationSERVIÇO SOCIALpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Serviço Social

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