Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53514

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Marina Maria Barbosa de-
dc.contributor.authorFERREIRA, Maria Letícia Gomes-
dc.date.accessioned2023-11-09T13:45:16Z-
dc.date.available2023-11-09T13:45:16Z-
dc.date.issued2023-10-04-
dc.date.submitted2023-11-06-
dc.identifier.citationFERREIRA, Maria Letícia Gomes. Uso de suplementos probióticos e simbióticos como estratégia terapêutica no Transtorno De Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): uma revisão integrativa. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53514-
dc.description.abstractO Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), é definido pela DSM-V e CID 10-11 como transtorno do neurodesenvolvimento de origem multifatorial, incluindo fatores genéticos e ambientais, e recentemente seu desenvolvimento vem sendo relacionado a composição do microbioma intestinal. Alterações da microbiota intestinal em pacientes com TDAH têm sido relacionadas com repercussões sobre a sintomatologia apresentada. Estudos recentes sugerem a possibilidade de modulação dessa microbiota como uma forma terapêutica a ser explorada através do uso de suplementação com cepas probióticas, que podem favorecer melhoria na qualidade de vida desses pacientes. O objetivo desse trabalho foi realizar um levantamento bibliográfico para analisar a possibilidade de uso de probióticos e simbióticos como estratégia terapêutica no TDAH. Para isso foi utilizada metodologia para revisão integrativa, com aplicação de fluxograma PRISMA para seleção de artigos de pesquisa disponíveis gratuitamente nos últimos 10 anos. A busca eletrônica foi realizada nas bases de dados: PubMed, SpringerLink, Scientific Electronic Library Online (SciELO), ScienceDirect e Cochrane Library usando os descritores “Attention Deficit Disorder with Hyperactivity”,“Probiotics”, “Symbiotic”, “Gastrointestinal Microbiome”, “Microbiota”. A partir busca, baseada em critérios de inclusão, foram selecionados 6 estudos experimentais relacionados a intervenção com uso de suplementação probiótica e simbiótica, concentrados entre os anos de 2020 a 2023. Em sua maioria utilizaram formulações com cepas probióticas (n=4) e com simbióticos, analisaram tanto variáveis comportamentais, quanto efeitos sobre a composição da microbiota (n=2) e repercussões sobre citocinas pro-inflamatórias (n=3). A intervenção média foi de 9 semanas, tanto em crianças quanto em adultos, e um estudo foi realizado em final de período gestacional e primeiro semestre de vida em crianças. O número reduzido de estudos apresentados não permitiu chegar a uma conclusão sobre o benefício do uso de probióticos no TDAH mas há indicação de que cepas probióticas de B. bifidum e L. rhamnosus apresentaram resultados positivos tanto para o comportamento quanto para padrão inflamatório.pt_BR
dc.format.extent50p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMicrobioma gastrointestinalpt_BR
dc.subjectTranstornos do Neurodesenvolvimentopt_BR
dc.subjectProbióticospt_BR
dc.titleUso de suplementos probióticos e simbióticos como estratégia terapêutica no Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) : uma revisão integrativapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4942425278033850pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6646422672223637pt_BR
dc.description.abstractxAttention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is defined by DSM-V and ICD 10-11 as a neurodevelopmental disorder of multifactorial origin, including genetic and environmental factors. Recently, its development has been linked to the composition of the intestinal microbiome. Alterations in the intestinal microbiota in patients with ADHD have been associated with effects on the symptoms presented. Recent studies suggest the possibility of modulating the intestinal microbiota as a therapeutic approach to be explored through the use of probiotic strains, which may improve the quality of life for these patients. The objective of this study was to conduct a literature review to analyze the potential use of probiotics and symbiotics as a therapeutic strategy in treating ADHD. For this purpose, an integrative review methodology was employed, with the application of the PRISMA flowchart for selecting research articles available for free within the last 10 years. The electronic search was performed in the following databases: PubMed, SpringerLink, Scientific Electronic Library Online (SciELO), ScienceDirect, and Cochrane Library using the descriptors "Attention Deficit Disorder with Hyperactivity," "Probiotics," "Symbiotic," "Gastrointestinal Microbiome," and "Microbiota." From the search and based on the inclusion criteria, six experimental studies related to probiotic and symbiotic supplementation interventions were selected, with a higher concentration of works between 2020 and 2023. Most of the studies used probiotic strain formulations (n=4) and symbiotics, analyzing both behavioral variables and effects on the composition of the microbiota (n=2), as well as their impact on proinflammatory cytokines (n=3). The average intervention period was nine weeks, involving both children and adults, with one study conducted during the late gestational period and the first semester of life in children. The limited number of studies presented did not allow us to reach a conclusive judgment regarding the benefits of probiotic use in treating ADHD. However, there is an indication that probiotic strains of B. bifidum and L. rhamnosus showed positive results in both behavior and inflammatory patterns.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Farmáciapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DCF) - Departamento de Ciências Farmacêuticas pt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Farmáciapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Farmácia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Maria Letícia Gomes Ferreira.pdf1 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons