Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53507

Comparte esta pagina

Título : Avaliação das cidades brasileiras na perspectiva de cidades inteligentes : uma análise de cluster e iniciativas de tecnologia da informação
Autor : XAVIER, Lucas Felipe Barros
Palabras clave : Cidades inteligentes; Planejamento urbano; Tecnologia da informação; Clusters; K-means
Fecha de publicación : 23-ago-2023
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : XAVIER, Lucas Felipe Barros. Avaliação das cidades brasileiras na perspectiva de cidades inteligentes: uma análise de cluster e iniciativas de tecnologia da informação. 2023. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Resumen : A temática das cidades inteligentes tem ganhado crescente relevância ao longo dos anos, impulsionada principalmente pelo fenômeno da rápida urbanização e pela adoção de Tecnologias da Informação (TI) para otimização do sistema urbano. Diante desse contexto, torna-se relevante tanto para a comunidade acadêmica quanto para os responsáveis pelo planejamento urbano identificar e analisar os fatores críticos e modelos de avaliação das cidades, considerando as diversas dimensões que as compõem e os desafios enfrentados. No entanto, não há um consenso claro e universal sobre a definição de cidades inteligentes, o que gera uma lacuna na abordagem das diversas tipologias e comportamentos urbanos relacionados ao uso de TI no contexto do planejamento urbano voltado para cidades inteligentes. Neste trabalho, foi usada a definição da Carta Brasileira para Cidades Inteligentes como referência para as análises realizadas, que define as cidades inteligentes como municípios que buscam desenvolvimento urbano sustentável, digital e caracterizam-se por uma abordagem planejada, inovadora, inclusiva e em rede, usando tecnologias para melhoria global e criação de cidades conectadas. A presente pesquisa tem como objetivo analisar e classificar as cidades brasileiras no contexto de cidades inteligentes e identificar as iniciativas de TI empregadas para tal fim. Para isso, foi levado em consideração as particularidades do cenário brasileiro. Os resultados deste estudo permitiram classificar o panorama atual das cidades inteligentes no Brasil em três clusters com base em suas características distintas. Essa classificação foi analisada através de diferentes metodologias, o que revelou seus principais aspectos e diferenças. Além disso, foram identificadas as principais iniciativas em TI implementadas por algumas cidades de cada cluster identificado pelo estudo. Os desempenhos de cada cluster também foram avaliados a partir dos eixos temáticos e indicadores associados, proporcionando uma visão detalhada do comportamento dessas cidades em áreas como segurança, saúde, educação, entre outras. Essa abordagem possibilita que os gestores municipais verifiquem os respectivos desempenhos e atributos em relação ao conceito de cidades inteligentes. Essas descobertas fornecem uma compreensão aprofundada das cidades inteligentes no país e apontam diretrizes importantes para que os gestores e responsáveis pelo planejamento urbano possam tomar decisões embasadas em dados concretos, e com isso, impulsionar o desenvolvimento inteligente e sustentável das cidades com o desenvolvimento de políticas estratégicas no âmbito urbano e tecnológico. Ainda, foi possível contribuir para mitigação da lacuna detectada na literatura.
Descripción : LIMA, Ana Paula Henriques Gusmão de Araújo, também é conhecida em citações bibliográficas por: GUSMÃO, Ana Paula Henriques de.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53507
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção / CAA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Lucas Felipe Barros Xavier.pdf2,09 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons