Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53503

Compartilhe esta página

Título: A racionalidade comunicativa habermasiana no ensino médio : o mundo da vida entre experiências e racionalizações
Autor(es): PEREIRA, Ginaldo Alves
Palavras-chave: Filosofia; Educação - Filosofia; Antropologia educacional; Ideias formativas; Racionalidade prática - Razão
Data do documento: 15-Jul-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: PEREIRA, Ginaldo Alves. A racionalidade comunicativa habermasiana no ensino médio: o mundo da vida entre experiências e racionalizações. 2021. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Pensar uma pedagogia da racionalidade comunicativa de Habermas tem como objetivo a abertura de espaço para a efetivação de mudanças na prática educacional, questão essa já evocada por grades tendências pedagógicas dos últimos tempos. No entanto, a realidade educacional, embora tenha superado alguns obstáculos tradicionalistas, ainda é carente de uma vertente que consiga acompanhar as constantes mudanças da sociedade em sua prática educativa. A realidade atual vive de novidades e transformações constantes de cultura pelo avanço da tecnologia e tendências de mercado. O ensino escolar, nessa conjuntura, só consegue reproduzir as necessidades básicas de sobrevivência dentro do sistema. Então, a escola se torna impossibilitada de pensar a sua função e papel social nesse contexto. Isso se deve ao fato de ser pautada por pedagogias que buscam desenvolver, singularmente,um determinado resultado na superação de problemáticas. Assim, suscita-se a necessidade de uma pedagogia que consiga salvaguardar a pluralidade de ideias formativas, mantendo a racionalidade de suas teorias e chegando a uma unidade de atuação na realização da escola. O ensino de filosofia é o ponto central dessa pesquisa que, além de oferecer contributos nessa dimensão já apontada acima, mostra caminhos para trabalhar a criticidade dos alunos, fomentando a importância de atitudes esclarecedoras no agir social, criando novos espaços de comunicação e entendimento humano no mundo vivido. A racionalização do espaço escolar, e consequentemente do mundo da vida, é uma questão fundamental na pedagogia da ação comunicativa, que possibilita superar a colonização desses espaços de vivência dos indivíduos. Destarte, as situações de conflitos só podem ser resolvidas por meio de uma nova forma de pensar, superando a razão instrumentalizada da ciência atual. O conhecimento é dialógico e intersubjetivo. Nesse sentido, o reconhecimento do diálogo e da importância do outro torna-se essencial para qualquer organização social, assim como a produção do conhecimento. A educação precisa formar indivíduos mais sensíveis ao outro e também à realidade. Por essa razão, a promoção de um crescimento cultural centrado no contanto e estudos das produções das artes são caminhos fundamentais para recuperar essa qualidade, que enriquece o aparato de humanização e desenvolvimento da racionalidade em sua integralidade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53503
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Ginaldo Alves Pereira.pdf
  Item embargado até 2025-10-26
804,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons