Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53500

Comparte esta pagina

Título : “É babado!”: um documentário de curta-metragem sobre a sociabilidade de pessoas LGBTQIAPN+ na quadrilha junina Flor do Caruá.
Autor : MELO, Cladisson Rafael Pereira de
SIMOES, Nicole Ellen Martins
Palabras clave : Documentário; Quadrilha Junina; LGBTQIAPN+; Sociabilidade
Fecha de publicación : 27-sep-2023
Citación : MELO, Cladisson Rafael Pereira de; SIMOES, Nicole Ellen Martins. “É babado!": um documentário de curta-metragem sobre a sociabilidade de pessoas LGBTQIAPN+ na quadrilha junina Flor do Caruá. 2023. 56 f. TCC (Graduação) - Curso de Comunicação Social, Núcleo de Design e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste, Caruaru, 2023
Resumen : O presente trabalho aborda o processo de pesquisa, pré e pós produção de um curta metragem documentário que busca entender como se dá a sociabilidade de pessoas LGBTQIAPN+ numa quadrilha junina de Caruaru, interior de Pernambuco. A presença de pessoas queer em performance de contexto quadrilheiro são algumas das reinvenções presentes na tradição da cultura popular. Essas mudanças ocorrem tradicionalmente sob demanda de seus agentes. Uma mulher trans e uma drag queen, integrantes da quadrilha Junina Flor do Caruá, suas sociabilidades, complexidades e experiências nos momentos de ensaios e apresentações, são representadas no documentário. A pesquisa usou como metodologia a entrevista em profundidade e semiestruturada com perguntas-chave. Foram analisados, principalmente, conceitos dos autores Menezes (2019), Melo (2018), Noleto (2016), Barroso (2017), Castro (2018), Di Deus (2014), relevantes sobre os estudos do tema. Após a finalização do documentário, concluiu-se que pessoas LGBTQIAPN+ se relacionam e constroem muitas possibilidades de sociabilidade enquanto brincantes populares. As relações nas quadrilhas juninas acabam por serem afetivas e transformadoras. A resistência e permanência de pessoas dissidentes nessas manifestações populares é fruto da luta delas em ocuparem esses espaços.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53500
Aparece en las colecciones: (CAA-ND): TCC - Comunicação Social



Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons