Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53457

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCAVALCANTI, Lucas Costa de Souza-
dc.contributor.authorSILVA, Francisca Maria da-
dc.date.accessioned2023-11-06T17:13:23Z-
dc.date.available2023-11-06T17:13:23Z-
dc.date.issued2023-10-20-
dc.date.submitted2023-10-29-
dc.identifier.citationSILVA, Francisca Maria da. Poesia geográfica: uma análise da contribuição da literatura poética brasileira para a construção do pensamento geográfico crítico nos anos finais do ensino fundamental. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia EAD) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53457-
dc.description.abstractO presente artigo, de caráter introdutório, é fruto da pesquisa bibliográfica realizada para a elaboração do trabalho de conclusão de curso de licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco na modalidade de Educação a Distância. Objetiva por meio de uma abordagem crítico-reflexiva discutir a relação entre a componente curricular de geografia e a literatura brasileira, especificamente com o gênero da poesia, e como esta última pode ser empregada como ferramenta de ensino em sala de aula para a construção de um pensamento geográfico crítico nos anos finais do ensino fundamental. Para tal, é feita uma análise de poemas conhecidos dos autores João Cabral de Melo Neto, Ferreira Gullar, Manuel Bandeira, Cora Coralina, Carlos Drummond de Andrade e Vinicius de Moraes. E buscou-se entender como estas obras se relacionam com conteúdos previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a componente de geografia nos anos finais do ensino fundamental e como podem ser utilizadas em uma abordagem de ensino interdisciplinar.pt_BR
dc.format.extent17p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectLiteratura Brasileirapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.titlePoesia geográfica: uma análise da contribuição da literatura poética brasileira para a construção do pensamento geográfico crítico nos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0571151043430712pt_BR
dc.description.abstractxThis article, of an introductory nature, is the result of bibliographical research carried out to prepare the work for the conclusion of a degree course in Geography at the Federal University of Pernambuco in the Distance Education modality. aims, through a critical-reflexive approach, to discuss the relationship between the geography curricular component and Brazilian literature, specifically with the genre of poetry,and how the latter can be used as a teaching tool in the classroom to build a critical geographic thinking in the final years of elementary school. To this end, an analysis of well-known poems by authors João Cabral de Melo Neto, Ferreira Gullar, Manuel Bandeira, Cora Coralina, Carlos Drummond de Andrade and Vinicius de Moraes is made. And we sought to understand how these works relate to content provided in the National Common Curricular Base (BNCC) for the geography component in the final years of elementary school and how they can be used in an interdisciplinary teaching approach.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.degree.departament(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficaspt_BR
dc.degree.graduationCFCH-Curso de Geografia (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Geografia (Licenciatura) (EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Francisca Maria da Silva.pdf480,45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons