Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53445

Compartilhe esta página

Título: O ensino da matemática e o uso das novas tecnologias digitais no ensino médio em período de pandemia da COVID-19.
Autor(es): BARBOSA, Diego Henrique Dias
Palavras-chave: Tecnologias Digitais; Matemática; Ensino Médio; Pandemia; COVID-19
Data do documento: 29-Set-2023
Citação: BARBOSA, Diego Henrique Dias. O ensino da matemática e o uso das novas tecnologias digitais no ensino médio em período de pandemia da COVID-19. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: Este trabalho tem como foco o ensino da Matemática e o uso das tecnologias digitais no período da pandemia do COVID-19. Para tanto, a pesquisa é guiada pelo problema: Quais as dificuldades dos professores do Ensino Médio enfrentaram diante do uso das tecnologias digitais, nas aulas de Matemática, de modo a atender aos interesses e necessidades de aprendizagem dos estudantes? O objetivo geral da referida pesquisa é compreender as dificuldades dos professores do Ensino Médio, quanto ao uso das tecnologias digitais, nas aulas de Matemática, durante o período de aulas remotas. Como objetivos específicos, temos: 1) Identificar as tecnologias digitais usadas pelos professores no ensino da Matemática na modalidade do Ensino Médio no período da pandemia do COVID -19; 2) Analisar as dificuldades dos professores de Matemática do Ensino Médio quanto ao uso das tecnologias digitais e 3) Investigar os desafios que emergiram no período da pandemia do COVID-19 com relação ao uso das tecnologias digitais pelos alunos no componente curricular Matemática. A pesquisa é de caráter qualitativa e de campo. Como instrumento de coleta de dados foi utilizada a entrevista semiestruturada e a Análise de conteúdo, fundamentada em Bardin (2011) para análise dos dados. Diante disso, concluímos que a privação do contato presencial, a ausência de materiais digitais, formação para os profissionais da área específica foram fatores que influenciaram no formato da aula e no processo de ensino e aprendizagem dos alunos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53445
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Diego Henrique Dias Barbosa.pdf1,61 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons