Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53431
Share on
Title: | Agrotóxico como uma temática investigativa a ser explorada: Relação entre saberes popular e científico. |
Authors: | SANTOS, Vanessa Ines dos |
Keywords: | Agrotóxicos; Conhecimento científico; Saber popular; contextualização |
Issue Date: | 26-Sep-2023 |
Citation: | SANTOS, Vanessa Ines dos. Agrotóxico como uma temática investigativa a ser explorada: relação entre saber popular e científico. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Química Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Abstract: | Ensinar química é sinônimo de introduzir quem aprende a uma perspectiva particular de compreensão do mundo. E desse modo, buscam-se formas de contextualizar o que está sendo produzido em sala de aula e a partir de experiências presentes nos ambientes sociais em que os alunos e as escolas estão envolvidos. Objetivando, então, tornar o processo de ensino-aprendizagem mais relevante e significativo. Desse modo, o presente trabalho tem como obejtivo geral demonstrar a importância da contextualização da temática agrotóxico no ensino de química em escolas do agreste pernambucano, através da investigação do saber popular, juntamente com as abordagens da literatura científica. Trata-se, então de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório e quanto aos procedimentos é um estudo de caso e pesquisa bibliográfica. Assim, utilizou-se como instrumentos de coleta de dados um questionário semiestruturado e uma pesquisa bibliográfica em anais do Encontro Nacional do Ensino Química (ENEQ) no período de 2014 a 2020. Observamos, a partir da pesquisa, que a temática tem sido bastante explorada no meio acadêmico, contudo, ainda persiste um analfabetismo ambiental, por exemplo, na população investigada. Assim, recomenda-se cada vez mais pesquisas acerca de propostas didáticas em torno de temáticas que venham contribuir para uma formação dos estudantes considerando temas que estejam associados ao dia a dia de uma comunidade escolar, entre eles agrotóxicos. Visto que é uma possibilidade da escola chegar a família promovendo uma associação entre conhecimento popular e o conhecimento cientifico. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53431 |
Appears in Collections: | TCC - Química - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Vanessa Inês dos Santos.pdf | 949,85 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License