Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5343
Título: Aplicação da teoria das restrições para otimização dos sistemas de produção em uma empresa do setor químico
Autor(es): Luis Jesus dos Santos, Osvaldo
Palavras-chave: Teoria das restrições;Gargalos;Otimização de sistemas
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Luis Jesus dos Santos, Osvaldo; Menezes Campello de Souza, Fernando. Aplicação da teoria das restrições para otimização dos sistemas de produção em uma empresa do setor químico. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumo: O ambiente empresarial de hoje é altamente competitivo. As empresas buscam vantagens em custos, tempo de entrega e qualidade. A partir de agora, a empresa não sobreviverá caso não obtenha vantagens de qualidade, tempo de entrega e baixos inventários. A Teoria da Restrição (Theory of Constraints) consiste numa ferramenta de otimização de sistemas. Esta ferramenta surgiu no início da década de 80 mudando a cultura dos sistemas de desempenho da manufatura da época. A Teoria das Restrições tem como premissa básica que todo sistema possui uma restrição e que o ganho do sistema será determinado pelo ganho da restrição. Toda organização foi concebida com o objetivo principal de ganhar dinheiro hoje e sempre, por isso, esta ferramenta reconhece este objetivo e aplica este conceito para otimizar os sistemas de produção, sendo que sua abordagem é organizacional, pois considera o melhor para a organização e não para as partes. A presente pesquisa aplica os conceitos da Teoria das Restrições em uma empresa do setor de produtos químicos. O objetivo é desenvolver um método de identificação e otimização dos gargalos, visando o aumento de produção e redução dos estoques intermediários, além da redução dos tempos de ciclos dos processos. O método foi implementado numa empresa do setor químico apresentando resultados superiores com o aumento de lucro aproximado de 20%, e aumenta da rentabilidade na ordem de 35%
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5343
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3984_1.pdf760,57 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.