Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53423

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMORAES, Andréa Silva-
dc.contributor.authorAGUIAR, Manuella Rodrigues-
dc.date.accessioned2023-11-01T22:47:29Z-
dc.date.available2023-11-01T22:47:29Z-
dc.date.issued2023-09-28-
dc.date.submitted2023-10-31-
dc.identifier.citationAGUIAR, Manuella Rodrigues. As (multi)interações nas produções textuais veiculadas na plataforma digital Wattpad. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53423-
dc.description.abstractEste artigo busca apresentar a plataforma digital Wattpad como potencialidade pedagógica no trabalho com o texto e a multimodalidade no componente de Língua Portuguesa, utilizando, para tanto, os pressupostos estabelecidos por Cavalcante e Custódio Filho (2010), Cavalcante et al. (2019), Koch e Elias (2016), Dionísio (2005; 2014) Rojo e Moura (2012), relacionando-os com a prática de ensino por meio da BNCC (2018). A partir dessas articulações e das análises de textos da plataforma, foi possível observar mudanças significativas nas atividades textuais, requerendo dos sujeitos linguísticos competências que extrapolam a leitura e compreensão de textos predominantemente verbais, uma vez que essas produções possibilitam a utilização quase ilimitada de semioses. Constituindo assim, o Wattpad como um rico possibilitador do estudo textual e seus novos desdobramentos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMultimodalidadept_BR
dc.subjectWattpadpt_BR
dc.subjectTextualidadept_BR
dc.titleAs (multi)interações nas produções textuais veiculadas na plataforma digital Wattpadpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3410231557148912pt_BR
dc.description.abstractxThis article aims to present the digital platform Wattpad as a pedagogical potential for working with text and multimodality in the Portuguese Language component, using the assumptions established by Cavalcante and Custódio Filho (2010), Cavalcante et al. (2019), Koch and Elias (2016), Dionísio (2005; 2014) Rojo and Moura (2012), relating them to teaching practice through the BNCC (2018). Based on these articulations and the analysis of texts on the platform, it was possible to observe significant changes in textual activities, requiring linguistic subjects to have competencies that go beyond reading and understanding predominantly verbal texts, since these productions allow the almost unlimited use of semiotics. Thus, Wattpad is constituted as a rich enabler of textual study and its new developments.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Letraspt_BR
dc.degree.departament(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduationCAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC MANUELLA RODRIGUES AGUIAR.pdf2,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons