Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53392

Compartilhe esta página

Título: Influência do protocolo de fotoativação de resinas bull-fill de baixa viscosidade na microinfiltração marginal de restaurações oclusoproximais
Autor(es): SILVA, Maria Janielly Lopes da
Palavras-chave: Resinas Compostas; Polimerização; Infiltração Dentária
Data do documento: 20-Out-2023
Citação: SILVA, Maria Janielly Lopes da. Influência do protocolo de fotoativação de resinas bull-fill de baixa viscosidade na microinfiltração marginal de restaurações oclusoproximais. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia) - Universidade Federal da Pernambuco. Recife, 2023.
Abstract: Objetivo: Avaliar a influência do protocolo de fotoativação na microinfiltração marginal em restaurações com resinas Bulk-Fill de baixa viscosidade. Método: Foram selecionados 30 terceiros molares humanos extraídos, nos quais foram preparadas cavidades Classe II (Oclusoproximais) e distribuídos em 3 grupos: G1: Filtek ™ Z-350 (3M ESPE); G2: Surefil SDR Flow (Dentsply) e G3 Opus Bulk Fill Flow (FGM). Os grupos foram ainda subdivididos quando ao protocolo de polimerização: S1: LED VALO Ultradent (1000 mW/cm2) e S2: LED VALO Ultradent (3200 mW/cm2). Resultados: Na avaliação da microinfiltração marginal no esmalte, a resina Surefil SDR flow apresentou resultados estatisticamente inferiores quando comparado aos demais grupos independentes do protocolo de fotopolimerização. Entretanto, para a dentina, não foram observadas diferenças significativas na microinfiltração para todos os tipos de materiais testados. O emprego do protocolo de fotopolimerização S1 desempenhou melhores resultados... Conclusões: A resina composta Surefil SDR Flow demonstrou uma microinfiltração marginal em esmalte estatisticamente superior aos demais materiais testados, porém com bons resultados de selamento dentinário. Sugere-se realizar o recobrimento com um material restaurador com maior percentual de carga inorgânica e o emprego de fotopolimerização com menor intensidade (1000mW/cm²) que resultou em menores taxas de microinfiltração.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53392
Aparece nas coleções:(TCC) - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Maria Janielly Lopes da Silva.pdf919,33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons