Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53381
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CARVALHO, José Ivanildo Felisberto de | - |
dc.contributor.author | MARTINS, Erllon Matheus de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-31T23:26:50Z | - |
dc.date.available | 2023-10-31T23:26:50Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-28 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-26 | - |
dc.identifier.citation | MARTINS., / Erllon Matheus de Lima. Aspectos socioambientais em ensino de matemática: a favor de um futuro sustentável. 2023. 56 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática - Licenciatura, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53381 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho examina a relação entre o Ensino da Matemática e a Sustentabilidade, centrando-se na sua articulação no contexto em sala de aula em prol de um futuro sustentável para o Meio Ambiente. Então, o objetivo geral da pesquisa é: analisar a compreensão dos licenciandos em matemática sobre sustentabilidade, integrando-a ao ensino de matemática e demais áreas do conhecimento. Para tanto, foram delineados os seguintes objetivos específicos: explicar a concepção dos licenciandos em matemática a respeito da sustentabilidade; investigar a concepção dos licenciandos para uma melhor aplicação em sala quando docentes, articulando Sustentabilidade e Ensino de Matemática e identificar ações práticas de licenciandos, para aplicação quando docentes, em prol de um futuro sustentável. Sendo realizada uma pesquisa de finalidade básica estratégica, objetivo descritivo e exploratório, sob o método hipotético-dedutivo, com abordagem qualitativa e realizada com procedimentos bibliográficos e documentais. Ademais, a pesquisa é baseada em fontes primárias e secundárias, sendo elas a revisão bibliográfica e a aplicação de questionário com licenciandos do curso de matemática da UFPE-CAA a partir do 5o período. | pt_BR |
dc.format.extent | 54p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject | Relação | pt_BR |
dc.subject | Meio Ambiente | pt_BR |
dc.title | Aspectos socioambientais em ensino de matemática: a favor de um futuro sustentável. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | ROCHA, Cristiane de Arimatea | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5068777580366565 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work examines the relationship between Mathematics Teaching and Sustainability, focusing on its articulation in the classroom context in favor of a sustainable future for the Environment. Therefore, the general objective of the research is: to analyze the understanding of mathematics graduates about sustainability, integrating it into the teaching of mathematics and other areas of knowledge. To this end, the following specific objectives were outlined: explain the conception of mathematics graduates regarding sustainability; investigate the conception of undergraduates for better application in the classroom when teaching, articulating Sustainability and Teaching Mathematics and identifying practical actions by undergraduates, for application when teaching, in favor of a sustainable future. Research was carried out with a basic strategic purpose, descriptive and exploratory objective, using the hypothetical-deductive method, with a qualitative approach and carried out using bibliographic and documentary procedures. Furthermore, the research is based on primary and secondary sources, including a bibliographical review and the application of a questionnaire with undergraduate students of the UFPE-CAA mathematics course from the 5th period onwards. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/8817258970099014 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Erllon Matheus de Lima Martins.pdf | 1,41 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons