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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53372
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Título: | A conciliação entre maternidade-estudo-trabalho: reflexões sobre os desafios enfrentados pelas mães discentes no contexto universitário. |
Autor(es): | LUCENA, Ingrid Rafaelle da Rocha |
Palavras-chave: | Mães discentes; Equidade de Gênero; Políticas Acadêmicas |
Data do documento: | 4-Out-2023 |
Citação: | Rocha Lucena, Ingrid Rafaelle da. A conciliação entre maternidade-estudo-trabalho: reflexões sobre os desafios enfrentados pelas mães discentes no contexto universitário. 2023.Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia)– Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Abstract: | Este artigo científico tem como objetivo central a investigação dos desafios enfrentados por mães que desempenham os papéis de estudantes universitárias e trabalhadoras, inseridas no contexto acadêmico, bem como as implicações desse equilíbrio delicado entre maternidade, estudos e emprego. Reconhecendo a importância crucial dessa temática, a pesquisa visa destacar a necessidade premente de um apoio social adequado direcionado a esse grupo específico de mulheres, contribuindo, assim, para a formulação de políticas e práticas mais eficazes de suporte às mães discentes no ambiente universitário. A fim de alcançar este objetivo, o estudo desdobra-se em três objetivos específicos: Analisar e examinar as percepções sociais relativas ao papel da maternidade no contexto da formação acadêmica, revelando eventuais estigmas e concepções que afetam as mães que são estudantes; Avaliar a relevância do suporte social disponível no meio acadêmico para as mães que desempenham múltiplas responsabilidades, com o propósito de promover a igualdade de oportunidades e favorecer a inclusão dessas mulheres na vida universitária; Formular recomendações e estratégias concretas que visam fortalecer a rede de assistência social às mães que se encontram na condição de estudantes e trabalhadoras, com o intuito de estimular a equidade de gênero e o bem-estar dessas mães no contexto acadêmico. Como metodologia, a opção foi a pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica. Como referencial teórico, percorremos por autoras e autores como: OLIVEIRA 2001, GASPARY 2019, SILVA 2018, VIEIRA 2018, IMPERATORI 2017, ALMEIDA 2007. Como resultados, a pesquisa lançar luzes sobre uma temática frequentemente negligenciada e complexa, evidenciando os desafios enfrentados por mães que buscam educação superior enquanto cuidam de suas famílias e desempenham atividades laborais, oferecendo, assim, contribuições pistas significativas para a construção de um ambiente acadêmico mais inclusivo e igualitário. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53372 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
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