Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53360

Share on

Title: Grupo no whatsapp da sala de aula de graduandos : a influência do clima
Authors: NASCIMENTO, Emanuel Rodrigues do
Keywords: Inteligência computacional; Análise fatorial
Issue Date: 25-Jul-2023
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: NASCIMENTO, Emanuel Rodrigues do. Grupo no whatsapp da sala de aula de graduandos: a influência do clima. 2023. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Esta tese tem como benefício aplicar, de forma pioneira, os estudos do clima nos grupos do WhatsApp da sala de aula de graduandos e diagnosticar sua influência nas atividades acadêmicas. Para isso, foram realizadas 5 etapas: I) identificou a utilização e influência do WhatsApp na educação; II) explicou o clima, os motivos, métodos e considerações para mensurá-lo na educação; III) demonstrou a confiabilidade e validade sobre os principais instrumentos de medição da psicometria; IV) relatou os meios para mensurar o clima e sua influência nos grupos e V) diagnosticou o clima nos grupos e sua influência nas atividades acadêmicas. A formulação dessas etapas contemplou 192 bibliografias. Também, foi realizado um estudo de caso em 9 instituições de ensino superior no município de Caruaru-PE, sendo 3 públicas, 3 particulares presenciais e 3 particulares semipresenciais. Além disso, foram aplicados 2.401 questionários, sendo 34% alocados nas instituições públicas, 33% nas particulares presenciais e 33% nas semipresenciais. Em seguida, os dados foram tabulados e submetidos a um processo estatístico, no qual incluiu adequação dos dados, verificação da adequação dos dados para realizar análise fatorial, análise fatorial e componente principal, consistência interna e teoria de resposta ao item. Os resultados expuseram e ratificaram as existências dos climas de engajamento, estrutura, conteúdo e ambiente acadêmico nos grupos. Além de mensurar suas influências nos comportamentos. Neste contexto, foi possível diagnosticá-los, principalmente, nas atividades acadêmicas. De modo geral, esta tese comprovou que é possível aplicar os estudos do clima nos grupos do WhatsApp da sala de aula de graduandos e diagnosticar sua influência nas atividades acadêmicas. Portanto, há um amplo caminho que pode ser explorado.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53360
Appears in Collections:Teses de Doutorado - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE Emanuel Rodrigues do Nascimento.pdf
  Embargoed Item Until 2025-10-21
2,86 MBAdobe PDFView/Open    Item embargoed


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons