Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53339

Compartilhe esta página

Título: Os memes na comunicação do McDonald's BR e as novas relações entre marcas e prossumidores
Autor(es): SILVA, Élter Araújo
Palavras-chave: Memes; Marcas; McDonald's; Comunicação; Redes sociais digitais
Data do documento: 25-Set-2023
Citação: SILVA, Élter Araújo. Os memes na comunicação do McDonald's BR e as novas relações entre marcas e prossumidores. 2023. 61 f. TCC (Graduação) - Curso de Comunicação Social, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: Esta pesquisa busca analisar o uso de memes na comunicação de marcas, em especial no caso do McDonald’s Brasil, e as novas relações entre marcas e prossumidores. Para isso, utiliza a metodologia qualitativa, com técnicas de estudo de caso, pesquisa bibliográfica e pesquisa na internet e análise de conteúdo. Estabelece relações entre os conceitos de cultura da convergência (Jenkins, 2006), cultura participativa (Shirky, 2011), prossumidores (Silva; Patriota, 2010), memes (Dawkins, 2007; Chagas, 2021; Inocêncio; Lopes, 2014) e redes sociais digitais (Recuero, 2006), os quais justificam a relevância em analisar a forma como a referida rede de fast-food se utiliza dos memes em sua comunicação. Os memes também são analisados dentro de suas comunidades, visto que os contextos são considerados fundamentais ao entendimento dos mesmos, considerando-se o público-alvo e a linguagem comum a cada rede social. A pesquisa também realiza uma análise de dados na comunicação do McDonald’s Brasil durante o mês de julho de 2023, expondo a forma disruptiva como a marca se comunica e as estratégias utilizadas para posicionar-se na comunidade memética, além de justificar a importância de que a empresa fale a linguagem do seu público, assim tornando sua publicidade marcante e relevante.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53339
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Élter Araújo Silva.pdf1,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons