Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53329

Compartilhe esta página

Título: O uso da etnomatemática no processo de ensino e aprendizagem: um olhar sobre as potencialidades a partir de uma feira livre.
Autor(es): MIRANDA, Fabio Miguel Souza
Palavras-chave: Etnomatemática; Feira livre; Ensino e aprendizagem
Data do documento: 28-Set-2023
Citação: MIRANDA, Fabio Miguel Souza. O uso da etnomatemática no processo de ensino e aprendizagem: um olhar sobre as potencialidades a partir de uma feira livre. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) Matemática - Licenciatura, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: Essa pesquisa teve como objetivo geral compreender os conhecimentos matemáticos vivenciados por um grupo de feirantes da cidade de Vertentes buscando identificar como esses conhecimentos podem ser utilizados no ensino e aprendizagem da matemática na educação básica. Nessa pesquisa foi utilizada a abordagem de natureza qualitativa, sendo os sujeitos da pesquisa três feirantes que trabalham na feira da cidade de Vertentes – PE. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a observação não participante e entrevista semiestruturada. Como resultados foi possível constatar que diversos conhecimentos matemáticos foram utilizados por feirantes durante seu cotidiano. Ainda foi possível identificar várias situações em que são utilizados conhecimentos matemáticos para a solução de problemas envolvendo a compra e venda dos produtos encontrados na feira livre, como o cálculo de desconto e troco para um cliente. Estratégias essas que, segundo os participantes, não foram adquiridas na escola, mas sim pela convivência em meio a cultura da feira livre. Também foi possível observar que os feirantes participantes do estudo tiveram facilidade em utilizar os conhecimentos básicos da matemática, como as quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão), noções de frações, cálculo mental, além de conhecimentos que fazem relação com a matemática financeira e métodos de resolução de problemas que se assemelham ao conteúdo de proporção. Contudo, a partir dessa pesquisa foi possível a reflexão sobre a necessidade da valorização do saber popular em sala de aula, possibilitando que o professor busque metodologias que insiram a realidade dos seus alunos a fim de potencializar o aprendizado da matemática.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53329
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC FABIO MIGUEL SOUZA MIRANDA.pdf1,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons