Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53329

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMIRANDA, Marcelo Henrique Gonçalves de-
dc.contributor.authorMIRANDA, Fabio Miguel Souza-
dc.date.accessioned2023-10-30T22:38:21Z-
dc.date.available2023-10-30T22:38:21Z-
dc.date.issued2023-09-28-
dc.date.submitted2023-10-24-
dc.identifier.citationMIRANDA, Fabio Miguel Souza. O uso da etnomatemática no processo de ensino e aprendizagem: um olhar sobre as potencialidades a partir de uma feira livre. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) Matemática - Licenciatura, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53329-
dc.description.abstractEssa pesquisa teve como objetivo geral compreender os conhecimentos matemáticos vivenciados por um grupo de feirantes da cidade de Vertentes buscando identificar como esses conhecimentos podem ser utilizados no ensino e aprendizagem da matemática na educação básica. Nessa pesquisa foi utilizada a abordagem de natureza qualitativa, sendo os sujeitos da pesquisa três feirantes que trabalham na feira da cidade de Vertentes – PE. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a observação não participante e entrevista semiestruturada. Como resultados foi possível constatar que diversos conhecimentos matemáticos foram utilizados por feirantes durante seu cotidiano. Ainda foi possível identificar várias situações em que são utilizados conhecimentos matemáticos para a solução de problemas envolvendo a compra e venda dos produtos encontrados na feira livre, como o cálculo de desconto e troco para um cliente. Estratégias essas que, segundo os participantes, não foram adquiridas na escola, mas sim pela convivência em meio a cultura da feira livre. Também foi possível observar que os feirantes participantes do estudo tiveram facilidade em utilizar os conhecimentos básicos da matemática, como as quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão), noções de frações, cálculo mental, além de conhecimentos que fazem relação com a matemática financeira e métodos de resolução de problemas que se assemelham ao conteúdo de proporção. Contudo, a partir dessa pesquisa foi possível a reflexão sobre a necessidade da valorização do saber popular em sala de aula, possibilitando que o professor busque metodologias que insiram a realidade dos seus alunos a fim de potencializar o aprendizado da matemática.pt_BR
dc.format.extent45p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectFeira livrept_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleO uso da etnomatemática no processo de ensino e aprendizagem: um olhar sobre as potencialidades a partir de uma feira livre.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Valdemir Fernando da-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1118773265163265pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0515157502980112pt_BR
dc.description.abstractxThe general objective of this research was to understand the mathematical knowledge experienced by a group of street vendors in the city of Vertentes, seeking to identify how this knowledge can be used in the teaching and learning of mathematics in basic education. In this research, a qualitative approach was used, with the research subjects being three stallholders who work at the fair in the city of Vertentes – PE. The instruments used for data collection were non-participant observation and semi-structured interviews. As a result, it was possible to verify that various mathematical knowledge was used by market traders during their daily lives. It was also possible to identify several situations in which mathematical knowledge is used to solve problems involving the purchase and sale of products found in the street market, such as calculating discounts and changes for a customer. These strategies, according to the participants, were not acquired at school, but rather through coexistence in the open-air market culture. It was also possible to state that the stallholders participating in the study found it easy to use basic mathematical knowledge, such as the four operations (addition, subtraction, multiplication and division), notions of fractions, mental calculation, as well as knowledge that is related to mathematics. financial and problem solving methods that resemble the rule of three contents. However, from this research it was possible to reflect on the need to value popular knowledge in the classroom, enabling teachers to seek methodologies that incorporate the reality of their students in order to enhance mathematics learning.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/7389491995039510pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC FABIO MIGUEL SOUZA MIRANDA.pdf1,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons