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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53308
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Título: | Promoção da saúde bucal para crianças e adolescentes acolhidos em abrigos institucionais na cidade do Recife |
Autor(es): | SILVA, Ericka maria |
Palavras-chave: | Saúde Bucal; Promoção da Saúde; Educação em Saúde; Acolhimento Institucional; Criança Acolhida |
Data do documento: | 4-Abr-2023 |
Citação: | SILVA, Ericka Maria da. Promoção da saúde bucal para crianças e adolescentes acolhidos em abrigos institucionais na cidade do Recife. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Crianças e adolescentes abrigados, por estarem em situação de extrema vulnerabilidade, podem ser mais propensos a ter problemas de saúde bucal, agravados pela dificuldade de acesso aos serviços de saúde. As atividades extensionistas têm papel fundamental nesse cenário, uma vez que contribuem para a promoção da saúde e para a ampliação do conhecimento necessário sobre os prejuízos que a ausência da saúde bucal pode trazer. O objetivo do trabalho é relatar o projeto de extensão realizado em casas de acolhida de crianças e adolescentes de Recife/PE, com ações voltadas à saúde bucal, incluindo ações educativas, de tratamento e encaminhamento a serviços especializados, além de prorporcionar aos alunos conhecimentos teórico-práticos relacionados à promoção em saúde, incentivando a multidisciplinaridade em saúde. O projeto extensionista intitulado ‘Acolher – ações em saúde bucal para crianças e adolescentes abrigados em casas de acolhida da cidade do Recife’ é realizado por uma equipe composta por professores e estudantes de graduação em Odontologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade de Pernambuco (UPE), além de estudantes de pós-graduação da UPE (Programa de Odontologia/Odontopediatria e Programa de Hebiatria). O projeto visa a promoção da saúde bucal de crianças e adolescentes em abrigos institucionais da cidade do Recife. As atividades incluíram ações didáticas, práticas e científicas. As atividades didáticas tiveram como função propiciar conhecimento técnico científico sobre temas relacionados a área de atuação do projeto, privilegiando a participação ativa do aluno na construção do conhecimento, estimulando o desenvolvimento do raciocínio científico, integrando o conhecimento de forma crítica e reflexiva. As atividades práticas foram planejadas num processo participativo com estímulo à reflexão a cerca dos interesses, necessidades e demandas da população atendida, seguiram as etapas de diagnóstico situacional, de planejamento e da realização de ações específicas para a motivação para o auto cuidado, tratamento(aplicação profissional de flúor, selantes/ restauração ART) e encaminhamento a serviços especializados. As atividades científicas envolveram os alunos em projetos de pesquisa que terão como objetivo a avaliação da efetividade das ações de promoção, bem como a divulgação e publicação dos projetos desenvolvidos. Com base no tripé universitário formado pelo ensino, pesquisa e extensão, o projeto permite uma formação diferenciada em saúde, proporcionando diferentes cenários e ensino-aprendizagem e a vivência transformadora da relação entre universidade e sociedade. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53308 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Odontologia |
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