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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53300
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Título : | Diretrizes para uma mobilidade sustentável na micro e mesoacessibilidade ao campus Recife da UFPE |
Autor : | SOARES, Louise Lopes |
Palabras clave : | Sustentabilidade; Mobilidade urbana; Indicadores de acessibilidade |
Fecha de publicación : | 5-oct-2023 |
Citación : | SOARES, Louise Lopes. Diretrizes para uma mobilidade sustentável na micro e mesoacessibilidade ao campus Recife da UFPE. 2023. 54 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Resumen : | A instalação da universidade onde era o antigo engenho do meio fez com que houvesse um crescimento dos bairros próximos, devido ao aumento no fornecimento de oportunidades. Esta atratividade e consequente aumento da população aumentou a necessidade no fornecimento de transporte público e infraestrutura viária e urbana. O presente trabalho se baseou nas 5 dimensões do ambiente construído estabelecidas por Cervero et al. (2009) para buscar indicadores que avaliassem a acessibilidade aos bairros compreendidos nas escalas micro e meso, tendo a universidade como ponto de partida. Através dos dados georeferenciados e dos dados socioeconômicos obtidos e utilizando o processamento de mapas e dos dados usando o software livre QGIS e o MS Excel, foram realizadas avaliações segundo estes indicadores que expusessem dados sobre a densidade populacional, a disponibilidade de empregos, a diversidade de serviços, a densidade das infraestruturas cicloviária, a densidade de quarteirões, o fornecimento de transporte público e a acessibilidade aos destinos nas escalas observadas. Para fins de comparação, os valores de referência foram extraídos segundo a literatura e segundo valores médios da própria cidade do Recife quando havia a indisponibilidade de resultados estabelecidos na revisão da literatura. Foi verificado que os resultados da maioria dos indicadores não alcançaram a meta definida pelos valores de referência, com exceção do índice de entropia nas escalas meso e micro, da disponibilidade de transporte público por habitantes na escala micro e da disponibilidade de transporte público por área nas duas escalas. Com isso, ficou evidenciada a necessidade de investimentos destinados à melhoria das infraestruturas, do replanejamento da utilização dos espaços públicos, da redistribuição do sistema de transporte público e do desenvolvimento desses bairros com fins de aumentar os índices que não alcançaram as metas. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53300 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Engenharia Civil e Ambiental |
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