Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53295

Compartilhe esta página

Título: Estudo sobre comportamento planejado e motivação dos servidores na administração pública
Autor(es): MARQUES, Daiane Cristine Freire
Palavras-chave: Atitudes; Satisfação; Motivação
Data do documento: 6-Set-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MARQUES, Daiane Cristine Freire. Estudo sobre comportamento planejado e motivação dos servidores na administração pública. 2023. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O objetivo desse estudo consiste em identificar os construtos de atitudes, de normas subjetivas e de controle percebido no fenômeno motivacional por meio da percepção de satisfação por parte dos servidores de uma Gerencia Regional de Educação do interior do estado de Pernambuco. Para isso, foram estudadas as sete políticas de incentivo adotadas pela SEE identificadas, e, por meio da aplicação de questionário utilizando a plataforma do google forms, que utilizou a escala de Likert, propôs-se verificar os níveis de satisfação ou não, da existência de algum aspecto ou não, bem como a percepção perante algum quesito levantado, se positiva, neutra ou negativa. O estudo possui cunho qualitativo e caráter descritivo. A população pesquisada consistiu de 62 (sessenta e dois) servidores efetivos, e destes, 42 (quarenta e dois) respondentes, perfazendo um percentual de 67,74% de participação. Como resultado da pesquisa foi identificado que existe um sentimento de satisfação e o fenômeno da motivação está presente por parte dos servidores da organização estudada, seja pelo papel significativo realizado pela instituição com foco na promoção de uma educação de qualidade social, seja pela identificação com o trabalho realizado, o amor a profissão, o bom relacionamento com os colegas de trabalho, o suporte dado pelos superiores ou pares, um ambiente de trabalho sadio e propício ao atendimento das demandas diárias. O fator de desmotivação identificado foi ligado à remuneração em si, o descontentamento com o PCCV, bem como a não satisfação da relação entre o que se oferece e o que se recebe, relação entre o esforço e a recompensa. Há desta forma, a constatação de que os incentivos precisam de ajustes para atender às demandas atuais, de revisão para manter a sua essência e atendimento ao que se propõe.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53295
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Daiane Cristine Freire Marques .pdf1,76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons