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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53282

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Title: As metodologias como princípio ativo para o ensino e inclusão de estudantes autistas na sala de aula.
Authors: GUEDES, Vittorya Roberta da Silva
Keywords: Espectro Autista; Inclusão; Práticas pedagógicas
Issue Date: 26-Sep-2023
Citation: GUEDES, Vittorya. As metodologias como princípio ativo para o ensino e inclusão de estudantes autistas na sala de aula.2023.Trabalho de Conclusão de Curso( Pedagogia) Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru,2023.
Abstract: O presente trabalho tem como finalidade compreender como o estudante com o transtorno do espectro autista é inserido na escola regular e quais são as metodologias aplicadas em sala de aula pelos docentes para a construção do saber cognitivo. Por meio dos estudos teóricos e uma breve análise das concepções dos professores, foi possível obter subsídios para os objetivos da pesquisa. Para fundamentá-la, fez-se pertinente uma divisão em três categorias que retratam o transtorno do espectro autista, a inclusão desses estudantes e as práticas pedagógicas utilizadas para promover o desenvolvimento. A metodologia desenvolvida foi embasada em uma abordagem qualitativa utilizando como ferramenta uma entrevista semiestruturada direcionada para os docentes de duas escolas pertencentes ao município de Surubim-PE. Assim, as abordagens metodológicas trazem o processo de inclusão nas instituições de ensino e as estratégias utilizadas a fim de desenvolver a práxis voltada para os estudantes com TEA. Após esse percurso de estudo, concluímos que, mesmo com todos os avanços, ainda deve-se pensar sobre a importância da inclusão e buscar assumir a responsabilidade de atender às necessidades do aluno autista que foi inserido em sala de aula. Com isso, a prática docente voltada para esses educandos deve ser cada vez mais ampliada e as escolas devem buscar meios que possibilitem o desenvolvimento do estudante em todo espaço escolar. Diante dos dados obtidos, fica evidente também a necessidade de o educador tornar pertencente a criança com necessidade educacional, para que assim, a inclusão seja efetivada.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53282
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Licenciatura

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