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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53279
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Title: | Práticas laboratoriais em química no ensino superior: um estudo sobre a autonomia dos discentes em diferentes modalidades de ensino. |
Authors: | BARBOSA, Maryenne Souza Silvestre |
Keywords: | Autonomia; Modalidades de ensino; Práticas laboratoriais |
Issue Date: | 3-Oct-2023 |
Citation: | BARBOSA, Maryenne Souza Silvestre. Práticas laboratoriais em Química no Ensino Superior: um estudo sobre a autonomia dos discentes em diferentes modalidade de ensino. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Abstract: | A Química desempenha um papel crucial em diversas áreas do conhecimento, exigindo um ensino que promova a compreensão e a autonomia dos estudantes. Este estudo teve como objetivo analisar como as aulas práticas de laboratório em Química, nas modalidades de ensino remoto, híbrido e presencial, contribuem para a autonomia dos discentes no ensino superior. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, envolvendo 15 estudantes e 2 professores do curso de Química de uma universidade pública no agreste pernambucano. Para coleta de dados foram conduzidas entrevistas com os professores e aplicados questionários aos alunos. Os resultados revelaram que as práticas laboratoriais em Química no ensino superior passaram por transformações significativas devido à adoção das diferentes modalidades de ensino. No ensino remoto, a falta de acesso a laboratórios físicos e a impossibilidade de realizar experimentos presenciais limitaram a vivência prática dos estudantes. No entanto, o ensino remoto também permitiu o uso de simulações virtuais e atividades experimentais adaptadas, que contribuíram para o desenvolvimento da autonomia dos alunos. No ensino híbrido, a combinação de momentos presenciais e remotos ofereceu uma oportunidade de equilibrar a vivência prática e a autonomia dos estudantes. Independentemente da modalidade de ensino adotada, a autonomia dos discentes em práticas laboratoriais em Química é influenciada também por outros fatores, como a estrutura curricular e a qualidade do material didático. É essencial fornecer uma sequência lógica de atividades e recursos instrucionais adequados para auxiliar os estudantes no desenvolvimento de suas habilidades práticas. Em suma, este estudo ressalta a importância de promover a autonomia dos estudantes no ensino de práticas laboratoriais em Química. As diferentes modalidades de ensino apresentam desafios e oportunidades distintas, e é fundamental considerar aspectos como o acesso a laboratórios e o suporte adequado para orientar os alunos em suas práticas experimentais. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53279 |
Appears in Collections: | TCC - Química - Licenciatura |
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