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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53268
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Título : | Educação bilíngue para surdos: um levantamento do estado do conhecimento no contexto do CONEDU. |
Autor : | BARBOSA, Joice Regina |
Palabras clave : | Educação bilíngue; Libras; Alunos surdos |
Fecha de publicación : | 26-sep-2023 |
Citación : | BARBOSA, Joice Regina. Educação bilíngue para surdos: um levantamento do estado do conhecimento no contexto do CONEDU. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Resumen : | O presente estudo trata sobre a educação bilíngue para surdos, trazendo um levantamento do estado do conhecimento no contexto do Conedu a fim de compreender como os pesquisadores retratam a educação bilíngue para surdos nos artigos dos anais do Conedu em relação aos seus desafios e avanços. Para tanto, foi necessário verificar os desafios apontados nos artigos do Conedu sobre a educação bilíngue, mapear os avanços apontados nos artigos do Conedu sobre a educação bilíngue e apresentar a importância da educação bilíngue explicitada nos referidos artigos do Conedu. O estudo se desenvolve a partir de uma pesquisa bibliográfica do tipo Estado do Conhecimento, onde foi possível ter um aprofundamento maior sobre essa temática. Diante disso, verificou-se que: 1- Os desafios da educação bilíngue consistem na falta de recursos e infraestrutura adequados para a implementação da educação bilíngue, ausência de formação de professores qualificados e fluentes em Libras e a ausência de domínio do aluno surdo na sua própria língua. 2- Os avanços trazidos nos artigos selecionados, se materializam nas leis e decretos. 3- Os artigos apontam que a educação bilíngue é de grande importância para a comunidade surda e desempenha um papel fundamental, pois, contribui para o desenvolvimento do sujeito surdo, tanto na questão social, cultural como também cognitiva. Diante disso, foi possível concluir que os avanços foram significativos, porém, ainda há um longo caminho a percorrer, pois as leis e decretos, por si só, não asseguram que esses avanços se materializem. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53268 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
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