Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53266
Share on
Title: | Junta-se o Rio a Outros Rios: o encontro entre a fotografia e o ensino de literatura brasileira |
Authors: | SILVA, Larissa Cristina Santos e |
Keywords: | Fotografia; Literatura Brasileira; Ensino |
Issue Date: | 22-Sep-2023 |
Citation: | SILVA, Larissa Cristina Santos e. Junta-se o rio a outros rios: o encontro entre a fotografia e o ensino de literatura brasileira. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Artes e Comunicação, Letras Português - Licenciatura, 2023. |
Abstract: | Ensinar literatura a partir da linguagem verbal e não verbal permite apresentar um novo olhar e leitura para os alunos. Esta pesquisa tem como objetivo entender a multissemiose entre fotografia e o ensino literário para propor sugestões metodológicas no tema de literatura brasileira na educação básica. Para isso, realizamos um estudo de caso da obra O cão sem plumas de Bisilliat (1984) e adotamos a metodologia de multiletramentos defendida por Roxane Rojo. Nossa reflexão teve como base teórica os apontamentos de Jean Cohen, Antonio Candido e Octavio Paz sobre literatura, e Roland Barthes, Fernando Lemos e Adolfo Montejo Navas sobre fotografia e arte visual. No mais, interligamos ambas linguagens com foco no ensino baseados nos apontamentos de Patrícia Guimarães e Rildo Cosson. Essa união de teorias permitiu sustentar a nossa proposta prática e, ainda, atender às competências e habilidades da BNCC (2018). Vale ressaltar que estabelecemos como foco o último ano do Ensino Médio, abordando a tendência modernista e suas gerações da literatura brasileira. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53266 |
Appears in Collections: | (TCC) - Letras - Português |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Larissa Cristina Santos e Silva.pdf | 19,02 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License