Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53266

Share on

Title: Junta-se o Rio a Outros Rios: o encontro entre a fotografia e o ensino de literatura brasileira
Authors: SILVA, Larissa Cristina Santos e
Keywords: Fotografia; Literatura Brasileira; Ensino
Issue Date: 22-Sep-2023
Citation: SILVA, Larissa Cristina Santos e. Junta-se o rio a outros rios: o encontro entre a fotografia e o ensino de literatura brasileira. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Artes e Comunicação, Letras Português - Licenciatura, 2023.
Abstract: Ensinar literatura a partir da linguagem verbal e não verbal permite apresentar um novo olhar e leitura para os alunos. Esta pesquisa tem como objetivo entender a multissemiose entre fotografia e o ensino literário para propor sugestões metodológicas no tema de literatura brasileira na educação básica. Para isso, realizamos um estudo de caso da obra O cão sem plumas de Bisilliat (1984) e adotamos a metodologia de multiletramentos defendida por Roxane Rojo. Nossa reflexão teve como base teórica os apontamentos de Jean Cohen, Antonio Candido e Octavio Paz sobre literatura, e Roland Barthes, Fernando Lemos e Adolfo Montejo Navas sobre fotografia e arte visual. No mais, interligamos ambas linguagens com foco no ensino baseados nos apontamentos de Patrícia Guimarães e Rildo Cosson. Essa união de teorias permitiu sustentar a nossa proposta prática e, ainda, atender às competências e habilidades da BNCC (2018). Vale ressaltar que estabelecemos como foco o último ano do Ensino Médio, abordando a tendência modernista e suas gerações da literatura brasileira.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53266
Appears in Collections:(TCC) - Letras - Português

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Larissa Cristina Santos e Silva.pdf19,02 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons