Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53264
Comparte esta pagina
Título : | Assombrações pernambucanas na sala de aula: um estudo da construção do espaço em contos de Jayme Griz |
Autor : | SILVA, Aline Marques da |
Palabras clave : | Jayme Griz; Espaço; Sequência didática básica |
Fecha de publicación : | 26-sep-2023 |
Citación : | Silva, Aline Marques da. Assombrações pernambucanas na sala de aula: um estudo da construção do espaço em contos de Jayme Griz. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso Letras Português - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Resumen : | O presente artigo consiste em um estudo acerca de como a espacialidade fantasmática da Zona da Mata pernambucana construída nas narrativas de Jayme Griz, reunidas nos livros O lobishomem da porteira velha (1956) e O cara de fogo (1969) para, a partir disso, propor uma sequência didática. Tal pesquisa é de natureza bibliográfica com uma abordagem qualitativa. Apresenta como principal arcabouço teórico os autores Tzvetan Todorov (1970), Jaime Alazraki (2006), Irlemar Chiampi (1980) e Ronaldo Luna (2020) para tratar os pressupostos teóricos referentes aos gêneros literários. Em relação às discussões sobre o espaço fantasmático, tomaremos as contribuições de Luis Alberto Brandão (2013), no livro Teorias do espaço literário. Finalmente, tomaremos como base a sequência básica proposta por Rildo Cosson (2009), que servirá como incentivo para que a leitura literária seja prática constante e prazerosa nas aulas de língua portuguesa, visando uma formação crítica. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53264 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Letras - Português |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Aline Marques da Silva .docx.pdf | 272,45 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons