Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53264
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | WANDERLEY, André de Sena | - |
dc.contributor.author | SILVA, Aline Marques da | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-26T16:19:05Z | - |
dc.date.available | 2023-10-26T16:19:05Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-26 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-05 | - |
dc.identifier.citation | Silva, Aline Marques da. Assombrações pernambucanas na sala de aula: um estudo da construção do espaço em contos de Jayme Griz. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso Letras Português - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53264 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo consiste em um estudo acerca de como a espacialidade fantasmática da Zona da Mata pernambucana construída nas narrativas de Jayme Griz, reunidas nos livros O lobishomem da porteira velha (1956) e O cara de fogo (1969) para, a partir disso, propor uma sequência didática. Tal pesquisa é de natureza bibliográfica com uma abordagem qualitativa. Apresenta como principal arcabouço teórico os autores Tzvetan Todorov (1970), Jaime Alazraki (2006), Irlemar Chiampi (1980) e Ronaldo Luna (2020) para tratar os pressupostos teóricos referentes aos gêneros literários. Em relação às discussões sobre o espaço fantasmático, tomaremos as contribuições de Luis Alberto Brandão (2013), no livro Teorias do espaço literário. Finalmente, tomaremos como base a sequência básica proposta por Rildo Cosson (2009), que servirá como incentivo para que a leitura literária seja prática constante e prazerosa nas aulas de língua portuguesa, visando uma formação crítica. | pt_BR |
dc.format.extent | 26p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | * |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Jayme Griz | pt_BR |
dc.subject | Espaço | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática básica | pt_BR |
dc.title | Assombrações pernambucanas na sala de aula: um estudo da construção do espaço em contos de Jayme Griz | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9977565773182194 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This article consists of a study about how the phantasmatics patiality of the Pernambuco Forest Zone is constructed in the narratives of Jayme Griz, gathered in the books O lobishomem da porteira velha (1956) and O cara de fogo (1969) to, from this, propose a didactic sequence. Such research is of a bibliographic nature with a qualitative approach. It presents as its main theoretical framework the authors Tzvetan Todorov (1970), Jaime Alazraki (2006), Irlemar Chiampi (1980) 2 and Ronaldo Luna (2020) to treat the theoretical assumptions regarding literary genres. In relation to the discussions about the phantasmatic space, we will take the contributions of Luis Alberto Brandão (2013), in the book Theories of literary space. Finally, we will take as a basis the basic sequence proposed by Rildo Cosson (2009), which will serve as an incentive to that literary readingis a constantand pleasurable practice in Portuguese language classes, aimingat a critical formation. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Aline Marques da Silva .docx.pdf | 272,45 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons