Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53264

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorWANDERLEY, André de Sena-
dc.contributor.authorSILVA, Aline Marques da-
dc.date.accessioned2023-10-26T16:19:05Z-
dc.date.available2023-10-26T16:19:05Z-
dc.date.issued2023-09-26-
dc.date.submitted2023-10-05-
dc.identifier.citationSilva, Aline Marques da. Assombrações pernambucanas na sala de aula: um estudo da construção do espaço em contos de Jayme Griz. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso Letras Português - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53264-
dc.description.abstractO presente artigo consiste em um estudo acerca de como a espacialidade fantasmática da Zona da Mata pernambucana construída nas narrativas de Jayme Griz, reunidas nos livros O lobishomem da porteira velha (1956) e O cara de fogo (1969) para, a partir disso, propor uma sequência didática. Tal pesquisa é de natureza bibliográfica com uma abordagem qualitativa. Apresenta como principal arcabouço teórico os autores Tzvetan Todorov (1970), Jaime Alazraki (2006), Irlemar Chiampi (1980) e Ronaldo Luna (2020) para tratar os pressupostos teóricos referentes aos gêneros literários. Em relação às discussões sobre o espaço fantasmático, tomaremos as contribuições de Luis Alberto Brandão (2013), no livro Teorias do espaço literário. Finalmente, tomaremos como base a sequência básica proposta por Rildo Cosson (2009), que servirá como incentivo para que a leitura literária seja prática constante e prazerosa nas aulas de língua portuguesa, visando uma formação crítica.pt_BR
dc.format.extent26p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess*
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJayme Grizpt_BR
dc.subjectEspaçopt_BR
dc.subjectSequência didática básicapt_BR
dc.titleAssombrações pernambucanas na sala de aula: um estudo da construção do espaço em contos de Jayme Grizpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9977565773182194pt_BR
dc.description.abstractxThis article consists of a study about how the phantasmatics patiality of the Pernambuco Forest Zone is constructed in the narratives of Jayme Griz, gathered in the books O lobishomem da porteira velha (1956) and O cara de fogo (1969) to, from this, propose a didactic sequence. Such research is of a bibliographic nature with a qualitative approach. It presents as its main theoretical framework the authors Tzvetan Todorov (1970), Jaime Alazraki (2006), Irlemar Chiampi (1980) 2 and Ronaldo Luna (2020) to treat the theoretical assumptions regarding literary genres. In relation to the discussions about the phantasmatic space, we will take the contributions of Luis Alberto Brandão (2013), in the book Theories of literary space. Finally, we will take as a basis the basic sequence proposed by Rildo Cosson (2009), which will serve as an incentive to that literary readingis a constantand pleasurable practice in Portuguese language classes, aimingat a critical formation.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Aline Marques da Silva .docx.pdf272,45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons