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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53262

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCABRAL, Ana Karina Pessoa da Silva-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Henrique Oliveira-
dc.date.accessioned2023-10-26T16:04:43Z-
dc.date.available2023-10-26T16:04:43Z-
dc.date.issued2023-09-29-
dc.date.submitted2023-10-24-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Henrique Oliveira. Barreiras e facilitadores para a participação social de pessoas com deficiência: contribuições da Terapia Ocupacional. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53262-
dc.description.abstractSegundo o último Censo do IBGE, cerca de 6,2% da população brasileira possui pelo menos algum tipo de deficiência, seja intelectual, física, auditiva e visual. Mesmo com avanços jurídicos legais que possibilitam e facilitam o processo de inclusão, diversas barreiras são encontradas no acesso aos direitos e participação social, educação e trabalho das pessoas com deficiência. Por outro lado, a existência de facilitadores possibilitam a participação dessas pessoas nos contextos sociais, enfatizando-se o educacional de nível superior e o laboral. Nessa perspectiva, a Terapia Ocupacional faz uso de tecnologias que são facilitadores e intervém no ambiente, com vistas a promover o desempenho ocupacional do sujeito e participação na sociedade. O objetivo desta pesquisa é identificar as principais barreiras e facilitadores ambientais que influenciam a realização de atividades e a participação social de pessoas com deficiência. Trata-se de pesquisa descritiva, do tipo documental, com recorte transversal e abordagem qualitativa. Foram utilizados os dados secundários de um projeto de pesquisa realizado numa instituição pública. Identificou-se a presença de barreiras arquitetônicas, atitudinais e pedagógicas enfrentadas por pessoas com deficiência nos contextos educacional de nível superior e laboral. Conclui-se que as pessoas com deficiências enfrentam entraves para sua participação social, o que se faz necessário fortalecer as políticas públicas de saúde e inclusão educacional e laboral.pt_BR
dc.format.extent32p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectBarreiraspt_BR
dc.subjectFacilitadorespt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectTerapia Ocupacionalpt_BR
dc.titleBarreiras e facilitadores para a participação social de pessoas com deficiência: contribuições da Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/1992514060901645pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8720727944373795pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Fisioterapia e Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DTO) - Departamento de Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Terapia Ocupacional

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