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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53235

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFRAZÃO, Cecilia Maria Farias de Queiroz de-
dc.contributor.authorSOUSA, Ramon Silva de-
dc.date.accessioned2023-10-26T11:58:55Z-
dc.date.available2023-10-26T11:58:55Z-
dc.date.issued2023-04-27-
dc.identifier.citationSOUSA, Ramon Silva de. Validação clínica do diagnóstico de enfermagem conhecimento deficiente em pacientes submetidos à hemodiálise. 2023. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53235-
dc.description.abstractO conhecimento deficiente em indivíduos submetidos à hemodiálise repercute para um déficit do autocuidado, bem como uma má adesão ao plano de cuidados proposto pela equipe multidisciplinar. Identificar o diagnóstico de enfermagem “Conhecimento deficiente” de forma acurada contribui para a construção de um plano de cuidados baseado em evidências, com foco na promoção da saúde e prevenção de agravos, por meio da educação em saúde. O estudo tem o objetivo de analisar as evidências de validade clínica do diagnóstico de enfermagem “Conhecimento deficiente” em pacientes submetidos à hemodiálise. Estudo de acurácia diagnóstica, com corte transversal, baseado na abordagem de testes diagnósticos, ancorado no método de validade do construto clínico. A amostra foi composta por 105 pacientes, submetidos à hemodiálise num hospital do nordeste brasileiro. A coleta de dados ocorreu durante os meses de setembro e outubro de 2022, por meio de uma entrevista com aplicação de um instrumento contendo dados sociodemográficos, clínicos e dos elementos do diagnóstico “Conhecimento deficiente”. Ressalta-se que os elementos do diagnóstico tiveram equivalência semântica com achados de pesquisas anteriores e com a NANDA-I. A análise dos dados ocorreu por meio de medidas descritivas, de tendência central e dispersão; e o teste de Kolmogorov-Smirnov, com intervalo de confiança de 95%. Utilizou-se o modelo de duas classes latentes de efeitos randômicos para verificar a sensibilidade e a especificidade dos indicadores clínicos e estimar a prevalência do diagnóstico. No ajuste do modelo foram aplicados os parâmetros do teste de verossimilhança e da entropia. O cálculo de probabilidades posteriores analisou a associação dos indicadores clínicos com o diagnóstico e a Odds Ratio, bem como a associação dos fatores etiológicos com o diagnóstico. Adotado um p valor de 0,05 para análises estatísticas. A pesquisa foi aprovada no comitê de ética sob o parecer no 5.579.696. Em relação aos sete indicadores clínicos investigados, o mais prevalente foi “declarações imprecisas sobre a doença” (60%) e, dentre os 20 fatores etiológicos avaliados, o mais prevalente foi “participação inadequada do paciente no planejamento dos seus cuidados à saúde” (92,38%). A prevalência estimada do “Conhecimento deficiente” foi 2,9% quando incluso no modelo de classe latente com efeitos randômicos, ajustado com seis dos sete indicadores clínicos investigados. Os indicadores clínicos que apresentaram alta sensibilidade e especificidade para indicar o diagnóstico “Conhecimento deficiente” foram: declarações imprecisas sobre a doença (sensibilidade = 0,9991 / especificidade = 0,4119); seguimento inadequado de instrução (sensibilidade = 0,9795 / especificidade = 0,9995); piora na qualidade de vida (sensibilidade = 0,9992 / especificidade = 0,9996); e comportamento inadequado (sensibilidade = 0,9992 / especificidade = 0,9996). Quando juntos, associam-se a maiores probabilidades da presença do “Conhecimento deficiente”. Em relação aos fatores etiológicos capazes de elevar as chances para desenvolver o diagnóstico, nenhum demonstrou relação para o desenvolvimento do “Conhecimento deficiente”. A validação clínica do diagnóstico “Conhecimento deficiente” oferece, ao enfermeiro, subsídios para uma prática assistencial baseada em evidência e oportuniza a realização de ações educativas direcionadas aos reais problemas da aquisição do conhecimento sobre a doença e seu tratamento entre o público-alvo.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDiagnóstico de enfermagempt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectDiálise renalpt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectEstudo de validaçãopt_BR
dc.titleValidação clínica do diagnóstico de enfermagem conhecimento deficiente em pacientes submetidos à hemodiálisept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9278182236745329pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3148334952798860pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Enfermagempt_BR
dc.description.abstractxPoor knowledge in individuals undergoing hemodialysis has repercussions for a self-care deficit, as well as poor adherence to the care plan proposed by the multidisciplinary team. Accurately identifying the nursing diagnosis Deficient knowledge contributes to the construction of an evidence-based care plan focused on health promotion and disease prevention through health education. The study aims to analyze the evidence of clinical validity of the nursing diagnosis Deficient Knowledge in patients undergoing hemodialysis. Study of diagnostic accuracy, cross-sectional, based on the approach of diagnostic tests, anchored in the method of validity of the clinical construct. The sample consisted of 105 patients undergoing hemodialysis in a hospital in northeastern Brazil. Data collection took place during the months of September and October 2022, through an interview with the application of an instrument with socio-demographic and clinical data and the elements of the diagnosis Deficient knowledge. It emphasizes that the elements of the diagnosis had semantic equivalence with findings from previous research and with the NANDA-I. Data analysis was performed using descriptive measures, central tendency and dispersion, and the Kolmogorov-Smirnov test with a 95% confidence interval. The model of two latent classes of random effects was used to verify the sensitivity and specificity of the clinical indicators and estimate the prevalence of the diagnosis. In the adjustment of the model, the parameters of the likelihood test and entropy were applied. The calculation of posterior probabilities analyzed the association of clinical indicators with the diagnosis and the Odds Ratio and the association of etiological factors with the diagnosis. A p value of 0.05 was adopted for statistical analyses. The research was approvedby the ethics committee under opinion: 5,579,696. Regarding the seven clinical indicators investigated, the most prevalent was inaccurate statements about the disease (60%) and among the 20 etiological factors evaluated, the most prevalent was inadequate patient participation in the planning of their health care (92.38%). The estimated prevalence of Deficient Knowledge was 2.9% when included in the latent class model with random effects adjusted with six of the seven clinical indicators investigated. The clinical indicators that showed high sensitivity and specificity to indicate the diagnosis of poor knowledge were: Inaccurate statements about the disease (sensitivity = 0.9991 / specificity = 0.4119), inadequate follow-up of instructions (sensitivity = 0.9795 / specificity = 0 .9995), worse quality of life (sensitivity = 0.9992 / specificity = 0.9996) and inappropriate behavior (sensitivity = 0.9992 / specificity = 0.9996). When together, it is associated with greater probabilities of the presence of deficient knowledge. Regarding the etiological factors capable of increasing the chances of developing the diagnosis, none showed a relationship with the development of poor knowledge. The clinical validation of the Deficient knowledge diagnosis provides nurses with subsidies for an evidence-based care practice and providesthe opportunity to carry out educational actions aimed at the real problems of acquiring knowledge about the disease and its treatment among the target audience.pt_BR
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