Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5322
Título: Modelo de governança da segurança da informação no escopo da governança computacional
Autor(es): Menezes da Cunha, Renato
Palavras-chave: Segurança da Informação; Governança de TIC; Riscos
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Menezes da Cunha, Renato; Paula Cabral Seixas Costa, Ana. Modelo de governança da segurança da informação no escopo da governança computacional. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumo: A dependência do negócio aos sistemas de informação e o surgimento de novas tecnologias fizeram as empresas despertarem para a necessidade de segurança, buscando melhores práticas na implementação de diretrizes sobre gestão da segurança da informação e simultaneamente obter indicadores dos benefícios de se manter uma infraestrutura segura, uma vez que se tornaram vulneráveis a um número maior de ameaças. Dessa forma, obter a informação, reduzir os riscos a níveis aceitáveis e proteger o patrimônio informacional disponível nos seus aspectos de disponibilidade, integridade e confidencialidade, alinhando os objetivos de segurança aos objetivos estratégicos da organização tornou se imperativo no processo gerencial. Esse cenário levou ao desenvolvimento de modelos que apresentem as melhores práticas para se obter a Governança da Tecnologia da Informação e Comunicação, bem como garantir que os ativos informacionais sejam mantidos de forma segura e confiável. O modelo proposto neste trabalho permite à alta administração da organização a incorporação da segurança da informação como parte do seu processo de governança computacional. A partir da utilização deste modelo, pretende-se que o conhecimento sobre os riscos relacionados à informação seja apresentado de forma objetiva no momento da definição do planejamento estratégico da organização. Este trabalho apresenta um modelo que alinha os objetivos estratégicos da segurança da informação aos objetivos da organização utilizando modelos de governança de TIC e melhores práticas para a segurança da informação
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5322
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3977_1.pdf1,05 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.