Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5320
Título: Estudo do acoplamento de grupos Motor-Gerador com Uninterruptible Power Supply aplicando Wavelets e Redes Neurais Artificiais.
Autor(es): SANTOS, Gustavo Maciel dos
Palavras-chave: Rede Neural Artificial; Wavelets; Motor-Gerador; UPS; No-break
Data do documento: 31-Jan-2011
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Maciel dos Santos, Gustavo; Ribeiro Barbosa de Aquino, Ronaldo. Estudo do acoplamento de grupos Motor-Gerador com Uninterruptible Power Supply aplicando Wavelets e Redes Neurais Artificiais.. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Resumo: Com a sociedade globalizada e a evolução da informática, o conceito de horário comercial não é mais simples. Transações bancárias, negociações na bolsa de valores e compras pelo computador ocorrem em qualquer horário e as empresas precisam garantir a disponibilidade de seus serviços sempre. Para garantir o fornecimento ininterrupto de energia para estes sistemas de informações são utilizados grupos motorgerador (GMG) e uninterruptible power supply (UPS). Quando há dificuldade de acoplamento entre os dois equipamentos, na prática, os projetistas superdimensionam o GMG em relação ao UPS sem embasamento teórico para esta ação. Este estudo propõe apresentar a correlação entre os dados de placa desses equipamentos e o distúrbio de tensão entre eles para proporcionar uma maior segurança no dimensionamento de sistemas com UPS e GMG. A metodologia desse estudo propõe o uso de Redes Neurais Artificiais (RNA s) para descrever esta correlação e transformada wavelet para destacar os distúrbios medidos e auxiliar na convergência da RNA em seu treinamento. Os resultados obtidos com as redes desenvolvidas neste trabalho sugerem que o menor distúrbio no sinal, obtido devido ao acoplamento de UPS e GMG, ocorrerá se as potências dos equipamentos (dados de placa) forem próximas, independente do nível de carregamento do sistema. À medida que esta relação se distancia do valor unitário, a perturbação aumenta e um UPS com potência menor que o GMG contribui mais com a distorção do sinal do que ao contrário
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5320
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia Elétrica

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5616_1.pdf1,78 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.