Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53182

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVieira, Flaviano Maciel-
dc.contributor.authorGOUVEIA, Nívia Millena da Silveira-
dc.date.accessioned2023-10-24T17:06:58Z-
dc.date.available2023-10-24T17:06:58Z-
dc.date.issued2023-09-20-
dc.date.submitted2023-10-23-
dc.identifier.citationGOUVEIA, Nívia Millena da Silveira. A presença de Literaturas Africanas em Língua Portuguesa em livro didático do ensino médio. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Licenciatura em Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53182-
dc.description.abstractO presente trabalho estuda a presença das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa em livro didático do Ensino Médio. Arvorando-se nas teorias de Metodologia de Ensino da Literatura e de Análise de Livros Didáticos, a autora se debruça sobre a obra Práticas de Língua Portuguesa, de autoria de Carlos Emílio Faraco, Francisco Marto de Moura e José Hamilton Maruxo Júnior, publicado pela editora Saraiva, e aprovado no Programa Nacional do Livro Didático – PNLD. O objetivo do presente estudo foi verificar as literaturas africanas apresentadas e o tipo de questionamento advindo desses textos. Para isso, usou-se o método quanti-qualitativo de análise, levando em consideração aspectos gráficos, importância de obras e de autores, entre outros, e se constatou, além da falta de profundidade do livro didático, a necessidade de aprofundamento na formação do professor no tocante às literaturas africanas, para que o material em questão funcione apenas como um apoio nas aulas de Literatura e Cultura Africana.pt_BR
dc.format.extent58 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLiteraturas Africanas em Língua Portuguesapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectLei nº 11.645/2008pt_BR
dc.titleA presença de literaturas africanas em Língua Portuguesa em livro didático do Ensino Médiopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0898987040235531pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0098605549471639pt_BR
dc.description.abstractxThe present study examines the presence of Portuguese-speaking African literatures in high school textbooks. Drawing on the theories of Literature Teaching Methodology and Textbook Analysis, the author focuses on the book "Práticas de Língua Portuguesa" authored by Carlos Emílio Faraco, Francisco Marto de Moura, and José Hamilton Maruxo Júnior, published by Saraiva and approved by the brazilian National Textbook Program (PNLD). The objective of this study was to assess the African literatures presented in the textbook and the types of questions arising from these texts. To achieve this, a quantitative-qualitative analysis method was employed, taking into consideration graphical aspects, the importance of works and authors, among others. The study found not only a lack of depth in the textbook but also a need for teachers to receive more comprehensive training in African literatures, so that the material can serve as a support for teaching African Literature and Culture.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Letraspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Nívia Millena da Silveira Gouveia.pdf3,4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons