Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53175

Comparte esta pagina

Título : Desenvolvimento e aplicação de modelo de aprendizado de máquina na identificação de problemas no processo de fermentação alcoólica industrial a partir de dados experimentais e teóricos
Autor : NADER, Manuela Leal
Palabras clave : aprendizado de máquina; cinética; contaminação; fermentação alcoólica; simulação
Fecha de publicación : 28-sep-2023
Citación : NADER, Manuela Leal. Desenvolvimento e aplicação de modelo de aprendizado de máquina na identificação de problemas no processo de fermentação alcoólica industrial a partir de dados experimentais e teóricos. 2023. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Departamento de Engenharia Química, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : Uma das vias industriais de produção do etanol combustível consiste na fermentação alcoólica do caldo de cana-de-açúcar. Infelizmente, a contaminação microbiana do caldo por fungos e bactérias pode interferir neste processo, acarretando em uma diminuição na produção de etanol e perda de eficiência. Sendo assim, estratégias para identificar e evitar a contaminação estão sendo bastante utilizadas nesse tipo de indústria. Nesse âmbito, o aprendizado de máquina surge como uma importante ferramenta, sendo um dos princípios da Indústria 4.0. O presente trabalho visa o estudo dos diferentes parâmetros que interferem na fermentação e a aplicação de um modelo de aprendizado de máquina na detecção de contaminação em processos fermentativos. Para isso, foram realizados experimentos variando a fonte de carbono, a concentração de substrato e a ausência ou presença de contaminação bacteriana. Verificou-se uma redução na conversão de substrato em etanol nos casos com contaminação. Então, foram realizadas simulações de um modelo cinético a fim de gerar um grande número de dados para a aplicação de modelos de aprendizado de máquina. Também foi proposta uma modificação nesse modelo para simular a contaminação no processo fermentativo. Por fim, o modelo de redes neurais do tipo perceptron multicamadas foi utilizado para o problema de classificação binária, com ou sem contaminação, dos dados provenientes das simulações. Observou-se uma alta acurácia do modelo. Aplicou-se a metodologia de validação cruzada e a sintonização de hiperparâmetros, obtendo resultados ainda melhores, os quais foram comparados com a performance de outros modelos de classificação. Com isso, foi possível perceber o grande potencial da aplicação de modelos de aprendizado de máquina em processos industriais.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53175
Aparece en las colecciones: TCC - Engenharia Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Manuela Leal Nader.pdf3,16 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons