Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53170

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCOSTA, Alexsandro Barbosa da-
dc.contributor.authorSILVA, Cibele Maria Pereira da-
dc.date.accessioned2023-10-24T14:53:06Z-
dc.date.available2023-10-24T14:53:06Z-
dc.date.issued2023-09-27-
dc.date.submitted2023-10-22-
dc.identifier.citationSILVA, Cibele Maria Pereira da. A Educação Física e seu alcance social no contexto do Ensino Médio. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53170-
dc.description.abstractEste estudo trata-se de uma revisão narrativa, onde enfatiza as inquietações no que diz respeito a ação pedagógica e suas possibilidades de contribuição e aplicação na escola diante de turmas do Ensino Médio. A partir dessa perspectiva, voltar o olhar para estudantes em meio ao contexto social, visto que a Educação Física na escola por diversas vezes limita suas aulas para melhora do condicionamento físico, revelação de talentos e promoção da saúde. Com isso, o objetivo do estudo é analisar como a Educação Física do Ensino Médio pode contribuir para uma possível mudança de percepção do social. Segue como objetivos específicos: investigar as possíveis desigualdades e os entraves sociais presentes no contexto das aulas de Educação Física do Ensino Médio; apontar as possíveis estratégias advindas do professor como meio de integrar o indivíduo (aluno) na comunidade escolar e sociedade e, compreender a importância do papel da Educação Física no processo de socialização dos alunos do Ensino Médio. Trata-se de um artigo de caráter qualitativo em que foram utilizados como base de dados online: SCIELO e LILACS. Sendo assim, conferimos que a escola ainda se posiciona e mantém amarras de aulas tradicionais com enfoque no quadrado mágico (futebol, basquete, handebol e voleibol), isto é, aulas engessadas e voltadas para técnica, regras e normas de determinado esporte, ignorando por muitas vezes a função social que pode contribuir na formação do aluno para além dos muros da escola.pt_BR
dc.format.extent32p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectAspecto Socialpt_BR
dc.subjectTransformação Socialpt_BR
dc.subjectSocializaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.titleA Educação Física e seu alcance social no contexto do Ensino Médiopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8241909844325724pt_BR
dc.description.abstractxThis study is a narrative review, which emphasizes concerns regarding pedagogical action and its possibility for contribution and application in high school classes at schools. From this perspective, turn attention to the students and their social context, since Physical Education classes at school are often limited to improving physical conditioning, revealing talents and promoting health. Therefore, the objective of this study is to analyze how Physical Education classes, in High School, can contribute to possible change of the social perception. The specific objectives of this study are: to investigate possible inequalities and social obstacles present throughout Physical Education classes; to point out possible solutions for teachers to integrate the individual into the school community and society, and understanding the importance of the role of Physical Education classes in socialization. This is a narrative literature review article, a qualitative type, in which SCIELO, LILACS were used as an online database. Thus, our analysis showed that the school maintains its position and traditional classes with a magic square (football, basketball, handball and volleyball) approach, in other words, rigid and external classes based on technique, rules and norms of a chosen sport, often ignoring the social function that can contribute to the student`s education beyond the school walls.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC II - CIBELE MARIA PEREIRA DA SILVA.pdf1,18 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons