Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53165
Compartilhe esta página
Título: | Efeitos da natação na qualidade do sono em crianças com o transtorno do espectro autista |
Autor(es): | PERES, Camylla Beatriz Nonato |
Palavras-chave: | Natação; Transtorno do espectro autista; Qualidade do sono |
Data do documento: | 26-Set-2023 |
Citação: | PERES, Camylla Beatriz Nonato. Efeitos da natação na qualidade do sono em crianças com o transtorno do espectro autista. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | O distúrbio do sono em crianças com o Transtorno do Espectro Autista traz consigo diversos efeitos prejudiciais, afetando, dessa forma, principalmente o desenvolvimento cognitivo. O exercício físico, em especial a natação, por sua vez, é uma prática que se relaciona com a melhora de diversos condicionamentos, em destaque a concentração e coordenação motora. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo, através de uma revisão integrativa, analisar o efeito da natação na qualidade do sono em crianças com o Transtorno do Espectro Autista, como ferramenta de busca, a base de dado utilizada foi a National Library of Medicine (PubMed). Foram selecionados inicialmente 561 artigos, mas apenas 5 atenderam ao critério de elegibilidade. Os resultados mostraram que a eficácia da prática irá variar a depender de diversos fatores, como o nível de suporte, idade e tempo de prática, porém de modo geral ela é benéfica para as crianças atípicas. Todavia, essa é uma temática que precisa ser mais explorada, pois há falta de informações mais específicas e direcionadas ao público em questão. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53165 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Educação Física (Bacharelado) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC CAMYLLA BEATRIZ NONATO PERES.pdf | 206,1 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons